Respira e não pira: saiba como a respiração pode acabar com o estresse
Saber respirar de maneira consciente impacta todo o nosso corpo e evita estresse e ansiedade. Confira como
atualizado
Compartilhar notícia
Respira fundo. Quem nunca ouviu essa frase em um momento de estresse ou ansiedade: “Respira fundo. Conta até 10”. Pois é, tudo isso faz sentido, respirar fundo de fato pode nos acalmar em momentos difíceis.
Respirar é simples?
A respiração é uma das mais básicas funções do corpo, mas nós não precisamos fazê-la de maneira automática; podemos buscar uma respiração mais consciente e ter mais bem-estar. Afinal, um estudo americano recente destaca que regiões do cérebro ligadas à emoção, atenção e consciência corporal são ativadas quando prestamos atenção à nossa respiração.
É importante voltar a atenção para tudo que nos nutre (alimentação, pensamentos, sentimentos, conteúdos, amizades e influências). As respirações também são fonte de nutrição para nossa mente e nosso corpo. Aí você pode dizer: mas eu não preciso disso, eu sei respirar.
O malefício de respirar errado
Porém, na maioria das vezes respiramos errado e isso traz sintomas físicos e emocionais que podem ser modificados. Sabe quando você está sobrecarregado no trabalho, cheio de atividades para fazer, estresse, pensando no que ainda precisa executar quando chegar em casa. É então que o coração acelera, dá aquele mal-estar, frio na barriga, desconforto ou vontade de chorar.
Continue a leitura no site João Bidu, parceiro do Metrópoles.