Rei Charles discute políticas para a Amazônia com governador do Pará
Helder Barbalho teve um encontro com o rei Charles III no Palácio de Buckingham. Eles discutiram políticas a respeito da Amazônia
atualizado
Compartilhar notícia
O rei Charles III revelou, em encontro com o governador do Pará, estar sensível com as questões da Amazônia. Helder Barbalho visitou o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (17/2) para tratar discussões bioeconômicas com o monarca inglês, que assumiu o trono em setembro do ano passado, após a morte da rainha Elizabeth II.
“O rei se demonstrou muito sensível em construirmos pagamentos por serviços ambientais, [sensível] de que a floresta viva precisa ser monetizada. A partir daí, a população que está na atividade rural pode ser fiscal da floresta e pode receber pela floresta em pé”, afirmou Helder a CNN.
O governador paraense ainda contou que o monarca inglês demonstrou interesse em participar da COP30, prevista para acontecer em 2025, e que pode ter o Pará como sede. Ele se comprometeu que estará em Belém prestigiando a COP30, debatendo as mudanças climáticas na Amazônia”, disse o governador.
“O rei se mostrou absolutamente adepto e entusiasmado com a possibilidade real de Belém ser a cidade sede para a COP 30, partindo daquilo que nós temos defendido: chegou o momento de discutir a agenda climática na maior floresta tropical do planeta”, concluiu Helder.
O governador brasileiro assegurou ter reforçado a colaboração do Reino Unido para o Fundo Amazônia a Charles. O projeto, reestabelecido no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visa financiar “projetos dos governos sub-nacionais, dos governos locais, como também do governo brasileiro”.