Reduz a pressão alta e emagrece: 4 vantagens de tomar chá de hibisco
O chá de hibisco se mostra um excelente aliado de quem quer perder peso e manter uma vida saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Existe um famoso chá que, além de democrático, é um queridinho das dietas de emagrecimento: o de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.).
A planta com atributos de uma erva medicinal conta com propriedades benéficas à saúde, como controle da pressão arterial e do colesterol, além de ser rica em vitaminas A, C e do complexo B; e em minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Vale lembrar que, devido à falta de comprovação científica dos efeitos medicinais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Food and Drug Administration (FDA) liberam o uso apenas como chá, considerando-o apenas como um alimento, sem outros fins medicinais.
Veja as vantagens de consumir o chá de hibisco:
É rico em compostos bioativos
Para não deixar a desejar, ele é rico em compostos bioativos, naturalmente encontrados em alimentos de origem vegetal que conferem diversos benefícios ao organismo.
Dentre esses agentes, destacamos a presença dos flavonoides e antocianinas, somados a alguns ácidos como ácido cítrico e ácido hibisco.
Ajuda a emagrecer
O hibisco é uma “mão na roda” para quem quer emagrecer.
Vale lembrar, porém, que fatores como déficit calórico e a prática regular de atividade física também devem ser considerados.
O chá, de forma isolada, jamais irá emagrecer alguém. Tampouco existe evidência para tal feito. Porém, dentro de um projeto de emagrecimento, ele pode, sim, entrar como um aliado, principalmente como uma alternativa a bebidas calóricas.
Aumenta a imunidade
Devido à presença de antioxidantes, ele é um aliado ao combate do estresse oxidativo, que ajuda a retardar o emagrecimento e impacta positivamente na imunidade.
Reduz a pressão alta
Um estudo publicado no The Journal of Nutrition analisou a atuação do chá na pressão arterial. O resultado apontou uma ligeira redução na pressão dos indivíduos envolvidos. Porém, mais estudos seriam necessários para responder a questão.
Portanto, se você busca uma alternativa de líquido saudável e sem agregar calorias, o hibisco será uma boa pedida, mas não deve ser encarado como a cura para um problema de saúde ou até para solucionar o emagrecimento.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica