Rainha Elizabeth presta homenagem comovente a ex-premiê morto a tiros
Shinzo Abe foi assassinado aos 67 anos durante um comício no Japão, terra natal do ex-premiê
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha Elizabeth II prestou condolências à família de Shinzo Abe após o ex-primeiro-ministro do Japão ser assassinado durante um comício em Nara, no oeste do país asiático, nesta sexta-feira (8/7).
Em um breve comunicado, a chefe de Estado disse que guarda “boas recordações” do encontro que teve com o político há seis anos. Ela ainda elogiou o desejo dele de “firmar laços cada vez mais estreitos com o Reino Unido”. A mensagem da monarca foi compartilhada nas redes sociais.
“Minha família e eu ficamos profundamente tristes ao ouvir a notícia da morte súbita e trágica do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. Tenho boas lembranças de conhecer Abe e sua esposa durante sua visita ao Reino Unido em 2016. Seu amor pelo Japão e seu desejo de firmar laços cada vez mais estreitos com o Reino Unido eram claros. Desejo transmitir minhas mais profundas condolências à sua família e ao povo do Japão neste momento difícil”, escreveu Elizabeth II.
O ex-premiê e a rainha se conheceram no segundo mandato dele como primeiro-ministro do Japão. Eles foram fotografados reunidos nos apartamentos privados da rainha no Palácio de Buckingham, em Londres, junto com a esposa do líder japonês, Akie Abe.
Shinzo, de 67 anos, foi baleado pelas costas durante um discurso de campanha. No domingo, o Japão terá eleições para a Câmara Alta do Parlamento.
Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. O responsável pelo crime foi identificado como um ex-membro da Marinha (por causa da 2ª Guerra Mundial, o país não pode ter forças militares).
Autoridades afirmaram que polícia prendeu o homem de 42 anos no local. O nome dele seria Tetsuya Yamagami, morador de Nara. De acordo com a Fuji TV, ele teria deixado a força marítima em 2005. Ainda não se sabe o motivo do atentado.
Confira o momento em que Shinzo Abe é baleado:
A anatomia de um atentado | Como foi o ataque que vitimou Shinzo Abe.
Ex-premiê discursava quando foi atacado pelas costas. Registros de cinegrafistas e populares ajudam a entender a dinâmica do crime. pic.twitter.com/0HyhdTSRTJ
— Metrópoles (@Metropoles) July 8, 2022
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, gastronomia, comportamento e bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia