Rainha Elizabeth II é homenageada em moeda com frase marcante da monarca
É a quinta vez que Elizabeth estampa uma moeda desde o início de seu reinado, em 1952
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das homenagens ao aniversário de 95 anos da rainha Elizabeth II foi divulgada pela Casa da Moeda Real do Reino Unido esta semana. O tributo é uma moeda de cinco euros com a cifra real “EIIR” e as palavras “meu coração e minha devoção”.
A frase é uma referência ao trecho da icônica transmissão de Natal de 1957, a primeira a ser televisionada. À época, ela tinha 31 anos. A ocasião é recorrentemente citada por ela própria, como na mensagem natalina de 2017, e foi, inclusive, mencionada na série The Crown, original da Netflix, sobre a coroa britânica.
Essa é a quinta vez que Elizabeth ilustra moedas britânicas durante todo o reinado, iniciado em 1952. O presente também celebra um novo marco: ao completar 95 anos, ela se consagra como a primeira monarca do Reino Unido a atingir essa idade. O aniversário ocorre no dia 21 de abril.
“Antigamente, o monarca liderava seus soldados no campo de batalha e sua liderança sempre era próxima e pessoal. Hoje, as coisas são muito diferentes”, declarou ela no discurso. “Eu não posso liderar você para a batalha, eu não dou leis ou administro justiça, mas posso fazer outra coisa, posso dar-lhe meu coração e minha devoção a essas velhas ilhas e a todos os povos de nossa irmandade de nações”.
Confira o vídeo original e a versão da plataforma de streaming:
Homenagem
O governo britânico encomendou outras quatro novas moedas comemorativas para 2021, além da destinada à rainha. São duas de dois euros e duas de 50 centavos. “Os Conjuntos Anuais deste ano capturam alguns dos eventos, aniversários e celebrações mais importantes do ano em miniatura”, escreveu a Casa da Moeda britânica, no Instagram.
As de valor maior são em homenagem aos 250 anos desde o nascimento do romancista escocês Sir Walter Scott e para marcar o 75º aniversário da morte do autor H.G. Wells. As menores são em prestígio aos 50 anos desde que o Reino Unido trocou de sistema monetário e ao 75º aniversário da morte do inventor John Logie Baird.
Ver essa foto no Instagram