Rainha Elizabeth e príncipe Philip: conheça história de amor do casal
A rainha Elizabeth II lamentou a morte do marido no discurso de Natal deste ano. Philip faleceu em abril, aos 99 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Na tradicional mensagem de fim de ano da rainha Elizabeth II, divulgada na tarde deste sábado (25/12), a monarca de 95 anos lamentou a ausência da “risada familiar” e do “brilho malicioso” do marido, o príncipe Philip. Este é o primeiro Natal em sete décadas que ela passa sem o duque de Edimburgo, que faleceu em abril, aos 99 anos.
O discurso especial começa com uma foto de Elizabeth e Philip tirada em 1947, durante a lua de mel do casal. “Embora seja uma época de grande felicidade e alegria para muitos, o Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos”, disse. “Este ano, principalmente, entendo o por quê”, continuou.
A mensagem, gravada há três semanas no Castelo de Windsor, trouxe imagens de momentos íntimo da família real britânica, como a rainha ao lado do falecido marido e dos filhos montando a árvore de Natal dos Windsor.
História de amor
Philip nasceu na Grécia e estudou na Alemanha, Escócia e Inglaterra, tendo uma maior conexão com o último país graças ao avô materno, o príncipe britânico Luís Mountbatten. No mesmo ano em que serviu à Marinha Britânica, aos 18 anos, ele conheceu Elizabeth, à época com 13, em uma visita dela à Escola Naval de Dartmouth. Foi a partir desse encontro que o romance deles emergiu.
A história que se sabe é que Elizabeth passou a trocar cartas com Philip enquanto a Segunda Guerra Mundial eclodia e ele participava do confronto no Mediterrâneo e no Pacífico. Só no fim da batalha, em 1946, ele conseguiu a permissão do então rei George VI para se casar com a primogênita do monarca com a rainha-mãe.
Para oficializar a união, ele precisou abdicar de seus títulos gregos e dinamarqueses, se converter ao anglicanismo (a religião oficial da Inglaterra) e finalmente se naturalizar como cidadão britânico, adotando Mountbatten como sobrenome, assim como o avô.
O casal ficou noivo em 9 de julho de 1947 e subiu ao altar cinco meses depois, em 20 de novembro, na Abadia de Westminster, em Londres. Philip recebeu o nobre título de duque de Edimburgo e permaneceu na Marinha até a morte inesperada do pai de Elizabeth e sua transição para o trono, em 1952.
Juntos, Elizabeth II e Philip tiveram quatro filhos (Charles, Andrew, Edward e Anne), oito netos (William, Harry, Louise, Zara, Peter, Eugenie, Beatrice e James) e 12 bisnetos (George, Charlotte, Louis, Archie, Lilibet Diana, Savannah, Isla, Mia, Lena, Sienna, August e Lucas).
O duque de Edimburgo faleceu em 9 de abril, aos 99 anos, por idade avançada, conforme consta em sua certidão de óbito.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia