Queridinha do momento, a creatina pode causar inchaço? Entenda
A creatina é um dos suplementos mais queridinhos do momento, mas será que ela pode causar inchaço? Tire a dúvida
atualizado
Compartilhar notícia
Um suplemento que ocupa o pódio dos preferidos dos praticantes de atividade física é a creatina. Não apenas as informações sobre os seus benefícios aumentaram, como também a busca e o respaldo clínico sobre o produto, tornando-o uma promessa atraente.
Seus benefícios não se limitam a praticantes de atividade física: a substância tende a aumentar a produção de energia muscular, favorecendo esse tecido. Inclusive, é benéfica a indivíduos da terceira idade, que estão mais expostos à depleção do tecido.
O próprio organismo é capaz de produzir a creatina, por meio do consumo de carnes bovinas, peixes, carne suína e frango, entre outros.
No entanto, por aumentar a energia muscular, evitando a fadiga e melhorando a recuperação do desgaste físico, a suplementação acaba fazendo mais sentido para quem malha, independentemente da modalidade. A quem faz bom consumo desses alimentos e é sedentário, a necessidade deve ser avaliada com um profissional.
Tomar creatina pode causar inchaço?
Dentre os mitos e verdade da substância, uma dúvida que chama atenção seria a possibilidade da creatina aumentar o inchaço. Antes de tudo, para dizer que a creatina causa inchaço ou retenção líquida, é necessário entender a definição de retenção líquida, que representa a maior presença e acúmulo de água no interstício, ou seja, entre os tecidos.
Entendendo essa definição, já se pode garantir que a creatina não é responsável por esse efeito. Com o uso da creatina, é esperado um aumento da água corporal, mas a água intramuscular.
Os músculos são compostos de aproximadamente 80% de água, logo, quando esse tecido aumenta, é estimado que haja um aumento da quantidade de água.
As células musculares são abastecidas por água, por isso, ao tomar a creatina e favorecer o crescimento dos músculos, ele terá maior presença desse líquido, consequentemente.
É sabido também que a composição muscular caminha junto à saúde, uma vez que acelera o metabolismo, protege as estruturas corporais, mantém a capacidade funcional, além de prevenir o surgimento de doenças — principalmente entre idosos.
Por isso, não vale a pena deixar de utilizar a creatina por acreditar que ela irá causar alguma retenção. A retenção é ligada ao músculo e isso, aliás, pode ser um excelente sinal.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica