Queda de cabelo por estresse: médica revela como combater
O estresse prolongado contribui para o enfraquecimento dos fios, aumentando a queda de cabelo
atualizado
Compartilhar notícia
A queda de cabelo tem sido uma preocupação crescente entre as mulheres, sendo um problema cada vez mais frequente. Uma pesquisa encomendada revelada pela Ipsos mostrou que a queda capilar é a terceira maior queixa nos consultórios dermatológicos, representando 33% dos casos. Entre as principais causas está o estresse, tanto físico quanto mental, que pode afetar significativamente a saúde dos fios.
O corpo, quando submetido a altos níveis de estresse, responde liberando o hormônio cortisol. Em excesso, o cortisol interfere no ciclo natural de crescimento capilar, provocando um desequilíbrio que resulta na queda dos fios.
Em situações de estresse, o organismo prioriza funções vitais, deixando de lado aspectos considerados secundários, como o crescimento do cabelo, o que leva à fragilidade dos fios.
Impacto do estresse na queda de cabelo
De acordo com a dermatologista Paula Colpas, “o estresse prolongado afeta o ciclo capilar, aumentando a fase de queda dos fios, conhecida como fase de telógeno. Isso significa que mais fios caem do que o habitual, levando a uma perda visível de volume e densidade.”
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.