Queda de cabelo: nutris revelam alimentos que fortalecem os fios
As nutricionistas Thaiz Brito e Cibele Santos explicam como a alimentação pode influenciar na saúde dos cabelos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma alimentação variada e saudável traz benefícios para diversas áreas do corpo, incluindo a saúde dos cabelos. Por isso, é essencial consumir matérias-primas ricas em ferro, vitaminas e zinco, por exemplo, para manter a saúde do couro cabeludo e melhorar a força dos fios.
De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, colunista do Metrópoles, a queda de cabelo pode envolver questões genéticas ou até hormonais. No entanto, quando essas possibilidades são descartadas, a desnutrição pode ser a grande responsável.
“Para manter a saúde capilar em dia, a alimentação é um dos fatores essenciais. Se a pessoa não realiza boa ingestão de proteínas ricas em aminoácidos essenciais, ferro, vitaminas do complexo B, vitaminas A, D, E, além do zinco e selênio, é possível que a qualidade e saúde capilar ‘paguem o preço’ disso”, explica.
Cibele Santos, nutricionista especializada em nutrição funcional, afirma que o consumo de alimentos com ação anti-inflamatória, antioxidante e antisséptica ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, prevenindo e tratando a queda de cabelo. “Por isso, alguns hábitos devem ser evitados, como a falta de exercícios físicos e uma alimentação pobre em nutrientes.”
Melhores nutrientes para a saúde capilar
Thaiz conta que, para o cabelo crescer de forma saudável, é preciso manter um bom estado nutricional no organismo por meio da alimentação. “Fontes de proteínas essenciais, vitaminas, zinco, ferro e ômega 3 são elementares para manter o metabolismo funcionando e ajudar na saúde e crescimento dos fios”, emenda.
Confirmando o ponto de Thaiz, Cibele cita aminoácidos e sais minerais, além de ferro, vitamina C, biotina ou vitamina B8, betacaroteno, que possui ação antioxidante, e zinco (mineral importante para o crescimento e desenvolvimento dos fios).
“Vale destacar a importância do consumo de água para a saúde dos cabelos. O cabelo, assim como a pele, precisa de hidratação de dentro para fora, e a água é um dos componentes mais importantes neste processo”, enfatiza a nutricionista Cibele.
Alimentos que ajudam a fortalecer os fios
A nutricionista Thaiz começa listando os alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos, laticínios e leguminosas. Segundo a profissional, eles oferecem aminoácidos essenciais e cisteína, um tipo de aminoácido muito importante para a composição da queratina.
“Além disso, alimentos como amêndoa, avelã, abacate e castanha-do-pará oferecem boa quantidade de vitamina E, sendo bons aliados para a saúde capilar. Fontes de ferro e zinco, que incluem carnes, açaí, pescados e espinafre, e frutas e legumes amarelados, ricos em vitaminas A, também são recomendados”.
Cibele, por sua vez, lista peixes, carnes brancas e vermelhas, a exemplo de vísceras e fígado, ovos, cenoura e folhas verde-escuras, como espinafre e rúcula. “Também ajudam a fortalecer os fios as frutas vermelhas e cítricas, nozes, sementes, feijão, soja, leite, iogurte, queijo, castanha, semente de abóbora, aveia, linhaça e ervilha”, finaliza a nutricionista.