Proteína vegana ajuda a ganhar massa muscular e a emagrecer; veja
O whey protein, proteína do soro do leite, domina o mercado. Mas há outras alternativas para emagrecer e ganhar massa muscular; confira
atualizado
Compartilhar notícia
O consumo de suplementos alimentares proteicos cresceu de forma relevante nos últimos cinco anos. Boa parte desse boom se deve à conscientização sobre a importância da massa muscular no organismo.
O whey protein, proteína do soro do leite, domina o mercado. No entanto, recentemente, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um concentrado proteico – feito à base de feijão-carioca – que promete revolucionar esse cenário.
Ele não precisa, necessariamente, substituir o famoso whey, já que também apresenta benefícios à saúde — entretanto, pode ser uma benéfica opção entre as proteínas vegetais.
O produto será comercializado em breve. Para indivíduos que sofrem de intolerância à lactose, ou até mesmo veganos, o concentrado lançado pela Embrapa se mostra uma alternativa para lá de vantajosa.
Para aqueles que têm dificuldade de ingerir alimentos fontes de proteína, o composto do feijão deve ter um custo mais vantajoso, além de apresentar aminoácidos essenciais à saúde.
Ele se assemelha à proteína da ervilha, já que ambos pertencem ao grupo das leguminosas, tendo perfil nutricional similares. Algumas vantagens que destacamos nessa suplementação são, também, saciedade e controle da glicemia.
Pela promessa do concentrado substituir ou complementar a ervilha e a soja, as principais fontes proteicas utilizadas pela indústria plant-based, o produto do feijão ainda tende a ser mais sustentável.
Feijão é aliado da saúde
O consumo do feijão vem sendo associado a diversos marcadores de saúde pela ciência. Até na recuperação do câncer de intestino se mostrou promissor, uma vez que o alimento é rico em fibras, combustível da saúde intestinal.
Dessa forma, é de se esperar que a suplementação advinda desse alimento não deixe, em nada, a desejar. Lembre-se, sempre, de buscar ajuda de um profissional antes de fazer ajustes na sua dieta.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica