metropoles.com

Protagonismo feminino: evento reúne grafiteiras e tatuadoras no DF

Evento The Flash, que acontece até domingo (29/5), tem como objetivo potencializar o protagonismo de mulheres artistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Luara Baggi
Foto colorida de pessoa sendo tatuada no braço - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de pessoa sendo tatuada no braço - Metrópoles - Foto: Reprodução/Luara Baggi

Até o próximo domingo (29/5), a capital federal recebe a primeira edição do The Flash, evento que reúne grafiteiras e tatuadoras e pretende alavancar a ocupação do cenário cultural do Distrito Federal pelas mulheres-artistas. O encontro começa às 19h, no espaço Infinu, na W3 Sul.

A iniciativa engloba várias atividades, como tatuagens e piercings feitos rapidamente, feira de produtos e de arte, roda de conversa e música.

A coordenadora geral do evento, Maiene Horbylon, afirma que é gratificante realizar o projeto com um time predominantemente feminino. “Nossa intenção é deixar a história de Brasília marcada, a partir de agora, para os próximos 60 anos que virão, com essa perspectiva da mulher. Contaremos essa nova história com painéis, conversas, negócios, arte e cultura”, ela conta, esperançosa.

A ideia é que o encontro passe a ser anual, baseado no grafite e na tatuagem, mas que também englobe a música, o piercing e o atendimento à mulher.

fotografia colorida de tatuagem aquarela
Tatuagem de aquarela feita na edição de janeiro do Flash Day

O The Flash teve início em 2014, em Goiânia (GO), onde já ocorreram mais de 15 edições.

Protagonismo feminino

A curadoria do evento busca homenagear e referenciar a memória e a ancestralidade de mulheres negras, indígenas e brancas. É com essa diversidade que as artistas irão presentear a cidade com seis painéis, pintados na 506 Sul por muralistas de diferentes trajetórias e origens. São elas: Daiara Tukano, do povo indígena Tukano; Brixx Furtado (SP); Tuane Ferreira (SC); Concha de Vênus; do povo Kariú-Kariri; Larovski (GO) e Karol Kalibre (DF).

Tuane Ferreira, artista urbana e muralista, conta que o encontro proporcionou a ela a oportunidade de conhecer outras mulheres artistas e histórias femininas, e que faz parte de um importante momento da W3 Sul. “O encontro é de grande importância, não só pela questão visual, mas também pela arte democrática e acessível, caso dos murais urbanos”, compartilha.

Programação

O The Flash começa nesta sexta-feira (27/5), às 19h, com abertura musical de Dj Maiê, As Fulô do Cerrado e Emília Monteiro, além de atendimento à mulher pelo projeto Justiceiras.

No sábado (28/5), a abertura oficial será às 11h e a programação conta com flash tattoos, piercings, feira de arte, rodas de conversa e muita música. O dia encerra com a Festa Pequila, às 23h.

No domingo (29/5), além de tattos, haverá feira de arte e rodas de conversa, com a última programação prevista para às 17h.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?