Produto de R$ 6 é rico em fibras e acelera a perda de peso
Bastante popular no Brasil, esse produto é barato e rico em fibras, o que é excelente para a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Há quem afirme categoricamente que o carboidrato é inimigo “número 1” do emagrecimento, mas não é bem assim. O importante é escolher aqueles que tenham qualidade, como o cuscuz, quitute abrasileirado rico em fibras que reduz a fome e é um aliado do emagrecimento.
O produto, vendido a preços populares (uma embalagem de flocão de milho 500 g sai em média por R$ 6), é uma herança culinária africana, e aterrissou em solo brasileiro durante a época da colonização.
A mais famosa versão de cuscuz é a nordestina, elaborada com farinha de milho. Neutra, combina com diversos alimentos. Além de carboidratos, tem proteínas, fibras e vitaminas. Em 50 g do alimento, há 100 calorias.
Quando comparado a outras fontes de carboidratos, o cuscuz contém maior quantidade de fibras, que promove saciedade e ainda colabora para uma dieta equilibrada.
Além disso, a sua coloração amarelada revela o bom teor de betacaroteno do alimento, ou seja, de vitamina A, o que ajuda o sistema imunológico e à saúde das vistas.
Ele também oferece nutrientes como ferro, magnésio e zinco, que reforçam ainda mais a saúde, além de terem ação antioxidante.
Para desfrutar ainda mais dos benefícios, é plausível combiná-lo com alimentos fontes de proteínas magras, como filé de frango desfiado, carne moída de carne magra, ovos e queijos cottage ou ricota. Acrescentar temperos e especiarias também pode ser uma boa pedida.
O cuscuz ainda é duplamente vantajoso para indivíduos que sofrem de restrições alimentares, como os que têm doença celíaca e precisam se abster do consumo do glúten.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica