Príncipe William gera revolta após comentário sobre guerra na Ucrânia
Futuro rei fez uma declaração problemática sobre conflitos no continente europeu e foi criticado no Twitter por “ideologia colonialista”
atualizado
Compartilhar notícia
O príncipe William está enfrentando uma dura onda de críticas da comunidade internacional após dizer que a crise humanitária na Europa ocasionada pela guerra na Ucrânia é “muito estranha de se ver”, algo quase “alienígena” para o continente.
O jornal britânico The Independent informou que ele fez o comentário durante uma visita ao Centro Cultural Ucraniano em Londres, nessa quarta-feira (9/3), onde expressou seu respeito aos ucranianos sofrendo com as consequências da guerra no Leste Europeu.
“Todos estão horrorizados com o que estão vendo. É realmente horrível. As notícias todos os dias, o efeito é quase imensurável. Para nossa geração, é algo quase alienígena ver isso na Europa” disse.
O neto da rainha Elizabeth ainda comentou que gostaria de poder ajudá-los. “Estamos todos com vocês, pensando em vocês. Mas, nos sentimos tão inúteis”.
De acordo com a imprensa internacional, a declaração do futuro rei da Inglaterra ainda teria dado a entender que os cidadãos europeus estão mais acostumados com conflitos na África e na Ásia.
Nas redes sociais, o comentário do segundo na linha de sucessão ao trono britânico gerou indignação. Usuários do Twitter e personalidades internacionais chamaram o príncipe de “racista” e o acusaram de não reconhecer o histórico do império colonial britânico, bem como os recentes conflitos na Europa.
“O príncipe William diz que o conflito é ‘muito estranho’ à Europa, ao contrário da Ásia e da África”, escreveu o advogado de direitos humanos Qasim Rashid. Nos comentários, usuários reforçaram ainda que os ancestrais dele foram responsáveis por conflitos em outros continentes.
“Como você tem uma história de 1 mil anos de colonialismo, uma guerra de literalmente de 100 anos, lança 2 Guerras Mundiais, permite vários genocídios e bombardeia uma dúzia de nações apenas desde o 11 de setembro – e ainda faz esse tipo de declaração”, completou Rashid.
Prince William says conflict is “very alien” to Europe, unlike Asia & Africa.😐
How do you have a 1000 year history of colonialism, a literal 100 year war, launch 2 World Wars, allow multiple genocides, & bomb a dozen nations since 9/11 alone—yet make this type of a statement.🤔 pic.twitter.com/eIOJiFmkma
— Qasim Rashid, Esq. (@QasimRashid) March 10, 2022
“Leia um livro”
O âncora da CNN Jake Tapper tuitou: “Leia um livro sobre sua própria família, cara”, e anexou uma imagem de Edward, o duque de Windsor, e sua esposa, Wallis Simpson, encontrando-se com Adolf Hitler na Alemanha em 1937.
Read a book about your own family, dude. https://t.co/9n16J2cHvm pic.twitter.com/iICbmbKfro
— Jake Tapper (@jaketapper) March 10, 2022
Bernice King, filha do reverendo Martin Luther King Jr, descreveu o posicionamento do duque como “horrível”.
“O povo europeu atropelou o continente africano, saqueando comunidades, estuprando mulheres, escravizando seres humanos, colonizando por lucro e poder, roubando recursos, causando devastação geracional”, escreveu ela no Twitter. “E as nações europeias continuam a prejudicar a África”.
O Palácio de Kensington não emitiu nenhum posicionamento oficial sobre a declaração até o momento.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.