metropoles.com

Príncipe William gera revolta após comentário sobre guerra na Ucrânia

Futuro rei fez uma declaração problemática sobre conflitos no continente europeu e foi criticado no Twitter por “ideologia colonialista”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ian Forsyth/Getty Images
Príncipe William
1 de 1 Príncipe William - Foto: Ian Forsyth/Getty Images

O príncipe William está enfrentando uma dura onda de críticas da comunidade internacional após dizer que a crise humanitária na Europa ocasionada pela guerra na Ucrânia é “muito estranha de se ver”, algo quase “alienígena” para o continente.

O jornal britânico The Independent informou que ele fez o comentário durante uma visita ao Centro Cultural Ucraniano em Londres, nessa quarta-feira (9/3), onde expressou seu respeito aos ucranianos sofrendo com as consequências da guerra no Leste Europeu.

“Todos estão horrorizados com o que estão vendo. É realmente horrível. As notícias todos os dias, o efeito é quase imensurável. Para nossa geração, é algo quase alienígena ver isso na Europa” disse.

O neto da rainha Elizabeth ainda comentou que gostaria de poder ajudá-los. “Estamos todos com vocês, pensando em vocês. Mas, nos sentimos tão inúteis”.

De acordo com a imprensa internacional, a declaração do futuro rei da Inglaterra ainda teria dado a entender que os cidadãos europeus estão mais acostumados com conflitos na África e na Ásia.

4 imagens
William é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico
Príncipe William, Kate Middleton e os três filhos
Charles é pai de William e Harry
1 de 4

O príncipe e a esposa, Kate Middleton, estiveram com voluntários no Centro Cultural Ucraniano em Londres

Getty Images
2 de 4

William é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico

James Glossop-WPA Pool/Getty Images
3 de 4

Príncipe William, Kate Middleton e os três filhos

Comic Relief/BBC Children in Need/Comic Relief via Getty Images
4 de 4

Charles é pai de William e Harry

Anwar Hussein/WireImage/Getty Images

Nas redes sociais, o comentário do segundo na linha de sucessão ao trono britânico gerou indignação. Usuários do Twitter e personalidades internacionais chamaram o príncipe de “racista” e o acusaram de não reconhecer o histórico do império colonial britânico, bem como os recentes conflitos na Europa.

“O príncipe William diz que o conflito é ‘muito estranho’ à Europa, ao contrário da Ásia e da África”, escreveu o advogado de direitos humanos Qasim Rashid. Nos comentários, usuários reforçaram ainda que os ancestrais dele foram responsáveis por conflitos em outros continentes.

“Como você tem uma história de 1 mil anos de colonialismo, uma guerra de literalmente de 100 anos, lança 2 Guerras Mundiais, permite vários genocídios e bombardeia uma dúzia de nações apenas desde o 11 de setembro – e ainda faz esse tipo de declaração”, completou Rashid.

“Leia um livro”

O âncora da CNN Jake Tapper tuitou: “Leia um livro sobre sua própria família, cara”, e anexou uma imagem de Edward, o duque de Windsor, e sua esposa, Wallis Simpson, encontrando-se com Adolf Hitler na Alemanha em 1937.

Bernice King, filha do reverendo Martin Luther King Jr, descreveu o posicionamento do duque como “horrível”.

“O povo europeu atropelou o continente africano, saqueando comunidades, estuprando mulheres, escravizando seres humanos, colonizando por lucro e poder, roubando recursos, causando devastação geracional”, escreveu ela no Twitter. “E as nações europeias continuam a prejudicar a África”.

O Palácio de Kensington não emitiu nenhum posicionamento oficial sobre a declaração até o momento.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?