Príncipe Harry diz que criação o impediu de ver real dimensão do racismo
O britânico revelou que só pôde entender melhor as diversas faces do preconceito racial ao conviver com a esposa, Meghan Markle
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o príncipe Harry, sua criação o impediu de ver a real dimensão do racismo. Foi sua convivência com Meghan Markle que o fez entender melhor e abraçar a causa da igualdade racial.
O britânico fez as declarações durante uma conversa sobre preconceito com Patrick Hutchinson, ativista negro fotografado pela Reuters protegendo um homem branco durante um confronto entre manifestantes antirracistas e oponentes de extrema-direita em julho deste ano, na Inglaterra.
No bate-papo, os dois homens disseram que ainda há um longo caminho a ser percorrido para vencer a discriminação em suas mais variadas formas.
“O preconceito velado, segundo meu entendimento, com a criação e a educação que tive, eu não fazia ideia do que era. Não fazia ideia de que existisse”, disse Harry durante a conversa virtual, gravada para a revista GQ.
“E depois, por mais triste que seja dizer isso, levei muitos, muitos anos para percebê-lo, especialmente passando um dia ou uma semana no lugar de minha esposa”, acrescentou o neto da rainha Elizabeth II.
O pai de Meghan é branco, e sua mãe é afro-americana. Os duques de Sussex estão mais ativos do que nunca na luta antirracista. Desde que se afastaram dos cargos de alto escalão da realeza britânica, em março, eles abraçaram a causa com fervor.
Hoje, o casal mora nos Estados Unidos e dedica-se a disseminar a importância da igualdade racial para um futuro melhor e mais justo a todos.