Princesa pode casar com outra mulher e ser rainha, diz premier holandês
Em carta enviada ao parlamento da Holanda, o premier Mark Ruttle afirmou que a princesa pode se casar com outra mulher sem abdicar do trono
atualizado
Compartilhar notícia
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é possível na família real da Holanda. Segundo o premier holandês, Mark Ruttle, a princesa Catharina-Amalia poderá se casar com outra mulher sem abdicar do trono de rainha do país.
Desde de 2001, a união entre pessoas do mesmo sexo é legal na Holanda. Entretanto, ainda existiam dúvidas sobre o casamento gay entre membros da monarquia, embora a herdeira do trono nunca tenha se declarado homossexual.
O assunto passou a ser debatido no parlamento holandês depois do lançamento do livro Amália, o dever chama, de Peter Rehwinkel, que analisava a possibilidade de um casal do mesmo sexo no trono e as consequências constitucionais.
Em resposta às questões, o primeiro ministro Mark Ruttle escreveu uma carta com esclarecimentos ao parlamento na última terça-feira (12/10). Ele afirmou que “o herdeiro também pode casar com uma pessoa do mesmo sexo” e “não teria de abdicar do trono se desejasse” isso.
Catharina-Amalia Beatrix, princesa de Orange, é a filha mais velha do rei Guilherme Alexandre e da rainha Máxima. A jovem de 17 anos ainda não se pronunciou sobre o assunto.
(*) Jonatas Martins é estagiário do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia