Pouco convencionais e nutritivas: veja porque incluir PANCs na dieta
Confira os benefícios das plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e conheça alguns exemplos de espécies para incluir na alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, são espécies que não fazem parte da nossa alimentação, embora sejam excelentes fontes de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.
As PANCs, geralmente, surgem de forma espontânea na natureza, uma vez que nascem e se desenvolvem sem maiores cuidados culturais. Muitas delas, inclusive, são descartadas por serem confundidas com pragas e ervas daninhas.
Para saber mais sobre esses alimentos e incluí-los no cardápio diário, o Alto Astral consultou Ana Luísa Vilela, médica nutróloga especialista em emagrecimento, que listou exemplos de PANCs, bem como os benefícios para a saúde. Confira!
1. Azedinha
Também chamada de erva-vinagreira, é uma das PANCs mais famosas. Ela é rica em vitamina C e antioxidantes, possui um sabor ácido característico e seu consumo pode ser tanto cru quanto cozido, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas.
2. Peixinho
Suculenta e de cor verde-prateada, costuma-se consumir a PANC frita ou empanada, em pratos elaborados ou como petiscos. De acordo com a especialista, ele é fonte de vitaminas C e K, que auxiliam na melhora da imunidade e da coagulação sanguínea.
Continuei a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.