Conheça alimento pouco calórico, rico em proteína e bom para a memória
Veja os motivos para incluir este fruto do mar rico em proteínas na sua dieta — além de saudável, ele é delicioso
atualizado
Compartilhar notícia
Mais que um fruto do mar delicioso, o camarão é um alimento com alto valor nutricional. O crustáceo não só pode como deve fazer parte de uma rotina alimentar saudável, se preparado sem adição de gorduras e combinado a ingredientes pouco calóricos.
Quando comparado a um filé bovino, que tem 222 calorias em 100 g, o camarão irá ofertar apenas 90 calorias na mesma quantidade, podendo ser um bom aliado para a perda de peso.
Em 100 g, ele fornece 19g de proteínas, fato que o torna uma excelente fonte desse nutriente. E mais: ainda favorece a saciedade e o ganho de massa muscular quando associado à prática regular de atividade física.
Para quem precisa melhorar a memória, uma pesquisa publicada na Neurology revelou que ingerir frutos do mar uma vez por semana, incluindo o camarão, está associado à preservação da memória e ajuda na velocidade de processamento mental.
Por ser uma fonte de nutrientes importantes à saúde cognitiva — como a vitamina B12, ácido fólico e vitamina D —, ele está associado à melhora dessa função. Além disso, contém selênio, mineral com propriedades antioxidantes que protegem o cérebro contra danos oxidativos.
Outra substância que vale destacar no camarão é a astaxantina, que é responsável pela coloração alaranjada.
Essa substância tem uma relevante ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda na saúde cerebral e até a evitar doenças como o Alzheimer. Esses mesmos nutrientes também atuam a favor da saúde cardíaca, com impacto significativo na diminuição da ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC).
Vale lembrar que, para alcançar os benefícios nobres do alimento, certifique-se de consumi-lo em contextos saudáveis, com combinações como saladas e grãos integrais. Somado a um contexto saudável, o alimento irá turbinar os benefícios à saúde.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica