Por quanto tempo alimentos como carnes e peixes duram na geladeira?
Não é por que a geladeira conserva os alimentos que eles podem ser deixados lá por tempo indeterminado. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Para evitar o desperdício de alimentos ou, principalmente, o risco de intoxicação alimentar, entender o prazo e as boas condições de armazenamento são de total importância. Nesse sentido, a geladeira revolucionou a alimentação do ser humano.
Entretanto, não é por que o eletrodoméstico conserva os alimentos que podemos deixá-los ao deus-dará. Inclusive, cada alimento possui um prazo diferente do outro: enquanto molhos e alguns vegetais não requerem muita preocupação, outros já pedem atenção.
Carnes e frutos do mar são bons exemplos. Entenda!
Carnes:
São produtos perecíveis, ou seja, estragam mais rápido em temperatura ambiente. As carnes precisam de temperatura de refrigeração entre 1 e 4ºC, já que a partir de 5ºC já é suficiente para que a proliferação bacteriana comece.
Na temperatura adequada, carnes têm o prazo máximo de até quatro dias na geladeira, enquanto molhos já preparados duram até dois dias. Esse intervalo vai depender do tipo de carne, do teor de gordura e da forma como é preparada.
Frutos do mar:
Devem ser mantidos entre três e quatro dias de refrigeração, sendo os com maior teor de gordura mais perecíveis em relação aos peixes magros.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica