Perfil faz sucesso na web ao denunciar famosas que exageram no Photoshop
Página Beauty False tem mais de um milhão de seguidores no Instagram e desmascara celebridades como Hailey Bieber e Kim Kardashian
atualizado
Compartilhar notícia
O Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos usuários. Um levantamento da instituição Royal Society for Public Health, do Reino Unido, apontou que o aplicativo desencadeia problemas de autoimagem em uma parcela considerável dos internautas, sendo prejudicial especialmente à autoestima dos mais jovens. Esse ambiente tóxico foi construído e se mantém, em grande parte, pelas imagens que cultuam o corpo perfeito no app, principalmente aquelas supereditadas e postadas por grandes fenômenos da internet.
Para desmascarar celebridades que pesam a mão em programas de edição de foto e, assim, fazem um desserviço dentro da rede social, o perfil Beauty False (beleza falsa, em tradução do inglês) foi criado. A página mostra a realidade por trás do feed impecável de algumas das influenciadoras digitais: muito Photoshop.
As publicações do perfil são acompanhadas por mais de um milhão de seguidores e comparam imagens postadas pelas próprias celebridades a cliques “vida real”, tirados por papparazi ou fãs na rua. O resultado impressiona e mostra que muitas das cinturas finas e bumbuns avantajados que vemos no Instagram não passam de truque de edição.
Claro que todo mundo quer postar fotos bonitas na web, mas abusar de programas de edição corrobora para a construção e manutenção de padrões de beleza, além de inatingíveis, prejudiciais à saúde, mental e física. Por isso, páginas como essa têm feito tamanho sucesso on-line: elas nos lembram que nem tudo que vemos nas redes sociais é real e que até a modelo da capa de revista tem celulites e estrias.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram