Perdi o passaporte, e agora? Veja o que fazer para resolver o problema
Agir de forma rápida e eficiente pode evitar grandes transtornos e garantir um retorno tranquilo da viagem
atualizado
Compartilhar notícia
Perder o passaporte em uma viagem internacional é um dos maiores pesadelos de qualquer turista, mas manter a calma e agir rapidamente é crucial para minimizar os transtornos. Durante o Paris Fashion Week, a atriz Paolla Oliveira passou pelo transtorno de perder o passaporte, logo ao desembarcar na capital francesa.
Sem poder passar pela imigração, a atriz ficou detida no aeroporto por cinco horas, sem conseguir entrar na França ou voltar ao Brasil. Após muita negociação, Paolla resolveu o problema e entrou no país para cumprir seus compromissos no Paris Fashion Week.
Esse episódio serve de alerta para todos os viajantes sobre a importância de estar preparado para imprevistos e seguir os procedimentos corretos em caso de perda de documentos. O guia de turismo Pedro Braun ensina o que fazer diante dessa situação. Veja abaixo:
1. Procure a embaixada ou o consulado brasileiro
O primeiro passo é procurar a embaixada ou consulado brasileiro mais próximo. “Eles podem emitir um Documento de Viagem de Emergência para que você continue sua viagem ou volte ao Brasil. Para isso, normalmente é preciso um boletim de ocorrência e um documento de identificação, como RG ou CNH”, orienta Braun.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.