Pequenos poderosos! 2 frutos secos que combatem o envelhecimento
Os frutos secos são ricos em substâncias nobres à saúde, tais como aminoácidos, magnésio, ferro e silício, que ajudam nos níveis de colágeno
atualizado
Compartilhar notícia
Para se ter noção da importância do colágeno no organismo humano, existem mais de 28 tipos dele, que se diferenciam por suas funções e formações. O mais abundante, o tipo I, é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes e, assim, é o que mais nos preocupamos quanto à ingestão.
Contudo, de nada adianta pensar em suplementar a substância se, antes disso, não nos preocuparmos em manter uma boa qualidade de alimentação. Para isso, não é preciso se concentrar apenas no consumo de colágeno através de fontes como caldo de ossos e gelatina, já que outros alimentos também podem ajudar a aumentar a concentração da proteína.
A Academia Espanhola de Nutrição e Dietética, por sua vez, recomenda uma dieta rica em alimentos que estimulem a produção de colágeno, mas, também, com a sugestão de incluir sementes e frutos secos na dieta.
As sementes são ricas em substâncias muito nobres à saúde, inclusive aminoácidos, como glicina, arginina e lisina. Além desses aminoácidos, elas ainda contêm minerais importantes, como magnésio, ferro e silício, que ajudam nos níveis de colágeno, na imunidade e na disposição e energia.
Para turbinar o colágeno
A partir dos 30 anos, é sabido que a produção de colágeno começa a cair, enquanto a partir dos 40 anos ela é reduzida pela metade em relação à adolescência. Assim, para aumentar a ingestão de colágeno da forma mais diversificada possível, aqui vão dois tipos de frutos secos essenciais:
Amêndoas
Versáteis e saborosas, as amêndoas são ricas em ômega-3, substância famosa pela sua característica antioxidante, que atua contra o envelhecimento precoce. Assim, as amêndoas podem dar uma forcinha neutralizando os efeitos dos radicais livres, que irão mitigar os sinais do envelhecimento na pele. Além disso, elas são ricas em vitamina E e zinco, nutrientes que vão auxiliar mais ainda na produção do colágeno.
Nozes
Outro alimento nobre da natureza é a noz. Fontes de fitoesteróis e polifenóis, esses antioxidantes protegem o organismo contra o envelhecimento precoce e ainda atuam na saúde cognitiva, como na melhora da memória e na saúde dos neurônios.
Também é uma grande amiga da saúde cardiovascular, pois conta com nutrientes que reduzem o risco de infartos ou acidentes vasculares cerebrais. Não bastando todas essas vantagens, as nozes também contam com gorduras do tipo ácidos graxos insaturados, fibras e vitamina E, que são aliadas da saúde e da qualidade da pele.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica