Pantone lança campanha para driblar proibição homofóbica no Catar
Após a proibição do uso da bandeira do orgulho LGBTQIA+ na Copa do Mundo, a Pantone lançou uma bandeira com códigos em vez de cores
atualizado
Compartilhar notícia
A poucos dias do início da Copa do Mundo, a Pantone e a associação Stop Homofobia lançaram o projeto Colors of Love (Cores do Amor, em tradução livre). Trata-se de uma forma de protesto à proibição do uso da bandeira LGBTQIA+ durante o torneio futebolístico.
O Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, tem uma lei contra a “sodomia” — como são chamadas as relações sexuais entre homens —, crime que prevê até 3 anos de prisão no país. Recentemente, o embaixador da disputa deste ano, Khalid Salman, chamou a homossexualidade de “dano mental” durante uma entrevista, reiterando que a orientação é um pecado proibido no Islã.
Para se posicionar contra a homofobia do país, a empresa de sistema de cores e a associação em prol de grupos minoritários sugeriram uma forma de driblar a proibição da bandeira, lançando uma versão sem os tons, mas com os códigos referentes a cada uma das seis tonalidades marcantes do manto.
No Instagram, a Pantone divulgou a campanha e se posicionou: “A maior competição de futebol do mundo está se aproximando, e os direitos LGBT em alguns países estão retrocedendo.”
Ver essa foto no Instagram