O que a cor da urina revela sobre a sua dieta e a sua alimentação
É por meio da urina que o corpo expele substâncias, como resíduos nitrogenados da quebra de proteínas e músculos
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como a consistência das fezes diz muito sobre o estado de saúde e alimentação de uma pessoa, com a urina não é diferente. O líquido pode variar entre diversas cores, que vão do vermelho ao verde.
É por meio da urina que o corpo expele substâncias como resíduos nitrogenados da quebra de proteínas e músculos (na forma de uréia e creatinina) e também glóbulos vermelhos (células presentes no sangue). Compostos como vitaminas, medicamentos e líquidos da própria dieta também são expelidos por ela.
A coloração da urina pode indicar detalhes da dieta e do estilo de vida. Confira!
Vermelha
Normalmente, significa que algum sangramento aconteceu, com maior indicativo de que seja no trato urinário. Além disso, pode ser sinal de pedras nos rins, traumas e outras infecções. Mas nem sempre irá se tratar de uma patologia. Às vezes, a coloração avermelhada pode ser apenas por um consumo excessivo de beterraba.
Laranja e amarelo
É evidente que a cor da urina transita por diversos tons de amarelo. Contudo, quando a tonalidade aponta para um amarelo mais escuro, quase alaranjado, é um indício de que é preciso melhorar a ingestão de água. A boa ingestão de água irá tornar a urina um amarelo clarinho, praticamente da cor da água do vaso sanitário.
Também existe uma substância capaz de deixar a urina amarela, conhecida como urobilina, fruto do processo da quebra de glóbulos vermelhos que precisam ser expulsos do sistema circulatório. A partir daí, é produzida a bilirrubina que, quando excretada pela urina, irá conceder uma coloração laranja ou acastanhada. Alguns medicamentos, como rifampicina, também podem tornar a urina alaranjada.
Verde e azul
Uma urina de coloração verde ou azul causa espanto. Contudo, alguns alimentos têm substâncias que podem causar esse efeito, como os aspargos. Já certos medicamentos, como anti-histamínicos, anestésicos ou até vitaminas, podem ter o potencial de tornar a urina azul.
Violeta ou rosa
Tanto o consumo de beterraba quanto a presença de sangue são responsáveis por essas colorações.
Incolor
Ainda que normalmente essa coloração represente que há uma boa hidratação, em casos de alta ingestão alcoólica também pode ocorrer de a urina ficar incolor. Por isso, fique ligado.
Em casos de anormalidades na coloração da sua urina associado a sintomas incomuns, busque uma orientação médica.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica