O frio chegou! Veja alimentos populares que turbinam a imunidade
Inserir alguns alimentos na rotina é algo determinante para quem quer manter a imunidade em dia, evitando eventuais infecções
atualizado
Compartilhar notícia
O inverno teve início nesta quinta-feira (20/6). Com a chegada da nova estação e a queda nas temperaturas, muita gente sente a necessidade de tirar os casacos do armário e comer alimentos quentinhos e revigorantes, como o mingau.
Nessa época, as doenças respiratórias também tendem a aumentar consideravelmente. Por isso, o ideal é prevenir para não precisar remediar. Inserir alguns alimentos na rotina é algo determinante para quem quer manter a imunidade em dia, evitando eventuais infecções.
Apesar de não existir um alimento “mágico”, alguns nutrientes cumprem um papel fundamental no sistema imunológico. Por esse motivo, devem ser considerados e inseridos no dia a dia.
Vale frisar, antes, que a imunidade não se limita apenas à alimentação, pois depende de fatores como sono de boa qualidade, prática de exercícios físicos e controle do estresse.
Combinar esses hábitos à ingestão de alimentos adequados pode ser a chave do sucesso.
Entre os alimentos, vale considerar:
Frutas fontes de vitamina C
Limão, frutas vermelhas, tangerina, acerola, laranja e abacaxi têm algo em comum: são ricas em vitamina C. Essa vitamina, além de exercer função antioxidante, também cumpre papel elementar na imunidade. Para desfrutar dessas vantagens, prefira as frutas em si, ao invés de sucos.
Vegetais verdes-escuros
Brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre são ricos em ferro e ácido fólico, nutriente que colabora ativamente com a formação das células de defesa.
Fontes de proteína magras
Ovos, filé de frango, peixe e carnes bovinas magras são ricas em vitaminas do complexo B.
Esse grupo de vitaminas colabora e muito com o bom funcionamento do metabolismo e, inclusive, da imunidade. Para indivíduos veganos e vegetarianos, a suplementação pode ser necessária.
Oleaginosas
As nozes, castanhas e amêndoas ostentam zinco e óleos vegetais em suas composições. Além disso, têm vitamina E, que aumenta a atividade das células e reduz a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Alho e cebola
Enquanto o alho reduz e dilui o muco nos pulmões, a cebola tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias e antifúngicas. Ambos os alimentos representam um combo promissor à imunidade.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica