Nutris listam 5 chás que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer
As nutricionistas Leticia Gasparetto e Thamires Lima listaram os melhores chás para acelerar o metabolismo, reduzir o inchaço e perder peso
atualizado
Compartilhar notícia
As baixas temperaturas tomaram conta do país. Por isso, é essencial manter-se agasalhado e aquecido de todas as formas possíveis, inclusive durante as refeições. Se o objetivo é esse e ainda perder peso, existem alguns chás que podem ajudar.
Para entender mais sobre o assunto, o Metrópoles conversou com as nutricionistas Leticia Gasparetto e Thamires Lima, que listaram as melhores opções para acelerar o metabolismo, reduzir o inchaço e emagrecer.
Confira:
Chá verde
O primeiro da lista é o chá verde. Leticia explica que a bebida contém catequinas, que aumentam a termogênese (produção de calor pelo corpo), acelerando o metabolismo. Essas substâncias também auxiliam na queima de gordura, especialmente a abdominal.
Os benefícios ainda incluem propriedades diuréticas que eliminam a retenção de líquidos. “A combinação de cafeína e catequinas no chá verde estimula o sistema nervoso e promove a queima de calorias. Consuma duas a três xícaras por dia, preferencialmente de manhã e à tarde”, diz.
A nutricionista Thamires também recomenda o chá verde. “Ele pode melhorar o humor e a concentração por conta do aminoácido L Teanina. Além disso, é um excelente estimulante do metabolismo, superantioxidante e uma bebida que pode ajudar na redução dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento.”
Chá de gengibre
O chá de gengibre foi indicado pela nutricionista Leticia. “Ele tem compostos bioativos, como gingerol e shogaol, que aumentam a termogênese e queima de calorias. Também conta com propriedades anti-inflamatórias e digestivas que reduzem a inflamação e melhoram a digestão, diminuindo a sensação de inchaço”, assegura.
A profissional ainda ressalta que o gengibre aumenta a temperatura corporal e, consequentemente, o metabolismo. Isso ajuda a queimar gordura. “O chá de gengibre pode ser consumido duas a três vezes ao dia e combinado com limão e mel para potencializar os efeitos.”
Chá de hibisco
Segundo a nutricionista Thamires, o chá de hibisco é rico em antocianinas, polifenóis, vitamina C e fibra. Para quem deseja tratar e reduzir o inchaço, é uma excelente opção. Inclusive, a bebida é conhecida por essa função pelo fato de estimular a eliminação dos líquidos.
“Por ele ter efeito diurético, pode ser interessante para os indivíduos com pressão alta, já que estimula o bom funcionamento dos rins, eliminando os líquidos em excesso e tendo como consequência uma redução do volume de sangue”, elucida a nutricionista.
Chá de canela
Outra opção é o chá de canela. Leticia explica ao portal que a canela tem propriedades termogênicas que dão um “boost” no metabolismo, promovendo a queima de calorias. Além disso, a especiaria reduz o apetite ao estabilizar os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a perda de peso.
Vale citar ainda que a bebida contém propriedades anti-inflamatórias que reduzem a retenção de líquidos e o inchaço. “Consuma uma a duas xícaras por dia. Pode ser ingerido após as refeições para auxiliar na digestão e no controle de açúcar no sangue”, salienta.
Chá de cavalinha
Por último, a nutricionista Thamires recomenda o chá de cavalinha. O motivo? Ele tem função diurética e é rico em silício, um mineral indispensável para manter os ossos, músculos e unhas fortes. Além disso, a cavalinha é um excelente antioxidante, essencial no combate ao envelhecimento da pele.