Nutricionistas revelam a dieta mais adequada para perder peso no verão
As nutricionistas Ingrid Albuquerque e Juliane Ruiz dão algumas dicas que auxiliam nas escolhas alimentares para o verão; confira
atualizado
Compartilhar notícia
![Foto colorida - mulher branca comendo no parque - dieta exercício físico](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/08/14131149/correr.jpg)
O verão é marcado pelo calor intenso, viagens relaxantes e receitas mais leves. Além disso, é uma época em que as pessoas buscam dietas para emagrecer e definir o shape. Entre tantas opções, será que existe uma específica ou mais adequada para o período? É o que respondem as nutricionistas Ingrid Albuquerque e Juliane Ruiz.
Qual a melhor dieta
- De forma geral, a dieta mediterrânea e anti-inflamatória é indicada para o verão, afirma a nutricionista Juliane;
- No entanto, a nutricionista Ingrid ressalta que a melhor dieta é aquela que se encaixa na rotina e nas preferências alimentares do indivíduo;
- Para ter um bom resultado e conseguir mantê-lo, é necessário ter adesão a mudanças no comportamento;
- Restrições leves a moderadas de carboidratos também surtem bons efeitos em um curto espaço de tempo;
- Vale ressaltar: cada pessoa tem um metabolismo e composição corporal diferente, além de outras características que influenciam na organização de uma dieta adequada. É importante analisar essas informações antes.
“Acredito que a dieta mediterrânea [baseada no consumo de alimentos in natura] é bem-vinda em todas as fases do ano. A recomendação é beber bastante água, consumir frutas, legumes e verduras, e ter cuidado com as calorias escondidas em saladas que possuem sementes, castanhas, queijos e molhos”, afirma Juliane Ruiz.
![Foto de uma nutrição equilibrada para dieta mediterrânea. Variedade de ingredientes alimentares saudáveis para cozinhar em uma mesa de cozinha - Metrópoles](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/06/04110321/dieta-mediterranea-1.jpg)
Principais erros que prejudicam o emagrecimento
- Fazer restrições severas de calorias e alimentos;
- Não criar hábitos corretos para a condição física e nutricional;
- Seguir dietas “malucas”;
- Não conseguir sustentar a dieta a longo prazo.
“Para emagrecer de forma saudável, é necessário conseguir manter a dieta em médio a longo prazo, e não somente por alguns dias. Se não houver mudanças de comportamento, como a prática de atividade física, boas noites de sono, dificilmente o emagrecimento será sustentável”, ressalta Ingrid ao Metrópoles.
Vale a pena fazer jejum intermitente?
Segundo a nutricionista Ingrid, diminuir a ingestão de produtos industrializados, cortar açúcar da rotina alimentar, e aumentar o consumo de vegetais são estratégias eficazes para emagrecer de forma saudável. Embora algumas pessoas tenham bons resultados com o jejum intermitente, nem todo mundo se adapta bem.
“Um ponto importante do jejum intermitente é que, se não houver as mudanças citadas acima, dificilmente fará efeito. Ele também não é melhor que outras estratégias para emagrecer, apenas pode ser uma forma de diminuir as calorias. Pessoas com tendência à compulsão alimentar devem evitar essa estratégia.”
Receitas fit para o verão
As nutricionistas Ingrid Albuquerque e Juliane Ruiz ensinam a fazer duas receitas fit para quem quer caprichar na dieta e manter a forma.
Confira:
Salpicão de frango fit
- 500 g de frango;
- 1 lata de ervilha;
- 100 g de uva passa (opcional);
- 200 g de creme de ricota light;
- 2 cenouras raladas;
- 1 lata de milho verde ;
- 1 maçã (opcional);
- Cheiro verde a gosto.
Primeiro, cozinhe o frango em uma panela. Em seguida, desfie e tempere com alho, cebola, páprica e todos os temperos que preferir. Se quiser, coloque um pouco de mostarda (quase zero calorias) ou molho de tomate. Assim que o peito de frango estiver pronto, junte e misture todos os ingredientes.
Rondelli de abobrinha com frango
- 1 abobrinha média;
- 250 g de muçarela fatiada e picada;
- 300 g de frango desfiado;
- Molho de tomate.
Retire a ponta da abobrinha e corte fatias bem finas. Depois, corte fatias de muçarela no tamanho das fatias da abobrinha. Recheie-as com queijo e frango desfiado. Em seguida, enrole elas e disponha em um refratário.
Despeje o molho por cima das fatias e salpique muçarela picada. Por fim, leve-as ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 a 30 minutos. Espere esfriar um pouco e sirva.