Nutricionista lista 3 truques fáceis para ver se o ovo está estragado
A nutricionista e cozinheira Marta Verona listou três truques fáceis e rápidos para saber se o ovo está em mau estado. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
O ovo é um alimento básico na maioria das cozinhas, tanto pelas propriedades saudáveis como pela versatilidade. No entanto, é fundamental garantir que o ingrediente esteja sempre fresco e em boas condições antes de utilizá-lo nas receitas.
Pensando nisso, a nutricionista e cozinheira Marta Verona listou três truques fáceis e rápidos para saber se o ovo está em mau estado, já que, à primeira vista, ele não parece ruim.
A primeira dica é fazer o teste da água, colocando o alimento dentro de um recipiente com água. “Um ovo fresco afundará horizontalmente ou ligeiramente inclinado para o fundo. Isso ocorre porque a casca de um ovo fresco é porosa e permite a entrada de pouco ar”.
Ela, então, continuou: “À medida que o ovo envelhece, mais ar entra no seu interior, fazendo-o flutuar. Se ele flutuar, provavelmente está estragado e deve ser descartado”, explicou ao portal espanhol Saber Vivir.
Outro truque fácil é se atentar ao cheiro do ingrediente. “Embora os ovos frescos não tenham um odor forte, um ovo estragado pode exalar um odor desagradável. Ao quebrá-lo, preste atenção a qualquer cheiro ruim. Se você detectá-lo, é melhor descartá-lo”.
Por fim, Marta indicou olhar a gema e a clara. “A gema de um ovo fresco deve ter uma aparência arredondada e firme, com cor amarela brilhante. O branco deve ser transparente e gelatinoso. Se você notar que a gema está achatando ou a clara ficando turva, é uma indicação de que o ovo pode estar estragado”, finalizou.