Nutricionista dá dicas para não exagerar no café da manhã de hotel
É comum se empolgar durante as viagens e extrapolar nas comidas diferentes dos cafés da manhã de hotel; veja dicas de como ter equilíbrio
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das melhores partes de uma viagem, especialmente se for para outra região ou país, é aproveitar as comidas locais e o café da manhã dos hotéis e pousadas. As muitas opções de alimentos dispostas de maneira fácil sobre as mesas pode levar muita gente a abusar e enfiar o pé na jaca logo na primeira refeição do dia.
A nutricionista Cibele Santos aponta que aproveitar o café da manhã do hotel de forma equilibrada é uma ótima maneira de começar o dia sem exageros. A principal dica da especialista é escolher com sabedoria o que comer.
“Ao chegar ao buffet, observe primeiro todas as opções disponíveis antes de se servir. Isso ajuda a evitar escolhas impulsivas”, recomenda. “Sirva-se em pequenas porções. É melhor voltar para mais, se ainda estiver com fome, do que pegar um prato cheio de uma vez.”
E lembre-se, no café da manhã do hotel vale fazer uma refeição mais reforçada: afinal, você precisará de energia durante o dia para os passeios. “Para isso, tente incluir uma variedade de alimentos: proteínas (ovos, iogurte), carboidratos integrais (pão integral, aveia) e frutas. Isso ajuda a manter o corpo satisfeito por mais tempo.”
Cibele também alerta para tomar cuidado com as tentações, principalmente sobre os doces. “Embora os itens doces possam ser tentadores, tente limitar a quantidade de bolos, croissants e outras opções açucaradas.”
Além de pensar no prato, a chave para ter um café da manhã equilibrado e aproveitar todos os quitutes que só um hotel pode oferecer é beber bastante água e se manter hidratado ao longo do dia.
“Beba água ou chá em vez de sucos açucarados ou refrigerantes, isso ajuda a evitar calorias desnecessárias. E aproveite o momento, mastigue bem os alimentos e preste atenção à sua saciedade. Isso pode ajudar a evitar excessos”, aconselha a especialista.
A nutricionista também recomenda aproveitar o momento de saída da rotina e fazer escolhas sábias, afinal, desfrutar de uma ou outra comida que não está na dieta torna a alimentação mais saudável.
“Pense em como será o seu dia e se você precisará de mais energia. Se você planeja fazer atividades físicas, talvez precise de um café da manhã um pouco mais reforçado”, recomenda Cibele.