Veja ingredientes secretos encontrados no pão de forma industrializado
Pão polêmico! Análise constatou que os aminoácidos encontrados nesse item muito comum à mesa podem ser compostos de fios de cabelo humano
atualizado
Compartilhar notícia
Você é fã de pão de forma, daqueles industrializados encontrados nas gôndolas de supermercado? Alguns ingredientes bem inusitados foram encontrados nesse alimento e causaram espanto. Segundo um estudo conduzido por um grupo de cientistas britânicos, o quitute pode conter até mesmo cabelo humano.
Em análise, foi constatado que os aminoácidos encontrados nesse item muito comum à mesa podem ser compostos de fios de cabelo humano, penas de pato, chifres de vaca e até cerdas de porco.
De acordo com a pesquisa, realizada no Reino Unido, a maior parte do cabelo humano vem da China. A origem seria do chão de barbearias e salões, acreditam os pesquisadores.
Os estudiosos explicaram que a função do aminoácido seria acelerar o tempo de preparo do alimento. Essa substância também está presente, naturalmente, em comidas ricas em proteínas e na aveia, em algumas carnes e no atum.
O pão é vegano?
Um relatório anterior, divulgado pelo grupo de pesquisa Vegetarian Resource Group, descobriu que a L-cisteína (aminoácido usado no pão) é derivada principalmente de fontes animais. Para não causar alarde, eles salientaram que a indústria costuma substituí-la por matéria-prima sintética. Na dúvida, fique atento ao rótulo!
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica