Veja fruta que age como um laxante natural e diminui a dor de estômago
A pitaya amarela ajuda a controlar dores no estômago e ainda auxilia quem tem prisão de ventre. Não à toa, viralizou no TikTok
atualizado
Compartilhar notícia
Viralizou no TikTok uma trend que destaca os benefícios de uma fruta exótica no Brasil, mas comum em outras partes do mundo: a pitaya amarela.
Dezenas de vídeos apontam as vantagens no consumo, como soltar o intestino, algo excelente para quem sofre com prisão de ventre; e a diminuição da dor de estômago.
Doce e com notas florais, esse tipo de pitaya também tem, em abundância, nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e substâncias prebióticas, que aumentam as bactérias benéficas do intestino, melhorando a digestão.
A fruta também fortalece a imunidade, tem ação anti-inflamatória e apresenta um leve efeito laxativo.
Laxante natural?
Devido a isso, os usuários afirmam que a pitaya — que, na verdade, faz parte da família dos cactos — atua como um laxante natural, o que não deixa de ser uma verdade.
No entanto, é preciso frisar que não há nada de especial quando comparada a outras frutas, ricas em fibras e responsáveis por melhorar a saúde intestinal, melhorando o movimento e contração da musculatura do órgão, acelerando o trânsito do intestino.
Esse tipo de alimento ajuda a aumentar o tamanho das fezes e amolecê-las, atuando contra quadros de prisão de ventre.
Se não tiver acesso a pitaya amarela, não tem problema. Frutas como goiaba, coco, amora, tamarindo, maracujá e abacate são outros exemplos benéficos nesse sentido. Somado ao consumo de vegetais e cereais integrais, é a fórmula mágica para um intestino saudável.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica