Veja cinco ervas baratinhas e antioxidantes para incluir na sua dieta
Tratam-se de compostos que possuem ação de neutralizar os radicais livres no organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas ervas têm o potencial de elevar a saúde e aumentar exponencialmente a qualidade de vida. Entre as vantagens, uma se destaca: o efeito antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento. No entanto, não pense em compostos milagrosos para o emagrecimento ou misturas que coloquem a saúde em risco.
Mas, antes, é bom entender a função dos antioxidantes. Tratam-se de compostos que possuem ação de neutralizar os radicais livres no organismo. Em excesso, essas espécies reativas de oxigênio podem contribuir não apenas com o envelhecimento, como também para o surgimento de diversas doenças crônicas. Sabendo disso, dá para perceber a seriedade do tema.
Confira, abaixo, uma seleção de cinco ervas com efeitos potentes, constatados pela ciência, por meio de metodologias como o Ferric Reducing Antioxidant Power (FRAP) e Oxygen Radical Absorbance Capacity (ORAC), avaliações consistentes sobre o efeito dos alimentos.
Sálvia
Está presente no rol de ervas famosas pelos seus efeitos terapêuticos. Dá para incorporá-la às preparações a fim de reduzir o consumo de sal. Promove efeitos positivos no colesterol e no tratamento da gengivite.
Hortelã
Uma das ervas mais utilizadas na culinária devido a seu frescor, a hortelã é um tempero versátil e presente em diversas preparações, inclusive sucos. É rica em fibras, vitamina C e minerais, caso do potássio e magnésio.
Alecrim
Além do típico aroma e sabor, a erva é rica em vitaminas, a exemplo da A, C, K, B1 e B2, e concentra compostos flavonóides.
Tomilho
Pode contribuir com o controle da pressão e tem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e neuroprotetoras.
Orégano
Tipicamente presente nas massas e saladas, o orégano pode favorecer o sistema imune, sobretudo por apresentar vitamina A em abundância. A aromaterapia com orégano proporciona efeitos benéficos para respiração e secreções.
Está provado que não devemos subestimar os benefícios dessas ervas. São uma maneira fácil e acessível de agregar muita saúde às refeições.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica