metropoles.com

Veja cinco ervas baratinhas e antioxidantes para incluir na sua dieta

Tratam-se de compostos que possuem ação de neutralizar os radicais livres no organismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Prato do Aroma para o dia das mulheres: tortelli recheado com brie e mostarda de cremona, manteiga de sálvia e amêndoas laminadas
1 de 1 Prato do Aroma para o dia das mulheres: tortelli recheado com brie e mostarda de cremona, manteiga de sálvia e amêndoas laminadas - Foto: Divulgação

Algumas ervas têm o potencial de elevar a saúde e aumentar exponencialmente a qualidade de vida. Entre as vantagens, uma se destaca: o efeito antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento. No entanto, não pense em compostos milagrosos para o emagrecimento ou misturas que coloquem a saúde em risco.

Mas, antes, é bom entender a função dos antioxidantes. Tratam-se de compostos que possuem ação de neutralizar os radicais livres no organismo. Em excesso, essas espécies reativas de oxigênio podem contribuir não apenas com o envelhecimento, como também para o surgimento de diversas doenças crônicas. Sabendo disso, dá para perceber a seriedade do tema.

Confira, abaixo, uma seleção de cinco ervas com efeitos potentes, constatados pela ciência, por meio de metodologias como o Ferric Reducing Antioxidant Power (FRAP) e Oxygen Radical Absorbance Capacity (ORAC), avaliações consistentes sobre o efeito dos alimentos.

Sálvia
Está presente no rol de ervas famosas pelos seus efeitos terapêuticos. Dá para incorporá-la às preparações a fim de reduzir o consumo de sal. Promove efeitos positivos no colesterol e no tratamento da gengivite.

Hortelã:
A hortelã entra como complemento de saladas e sucos

Hortelã
Uma das ervas mais utilizadas na culinária devido a seu frescor, a hortelã é um tempero versátil e presente em diversas preparações, inclusive sucos. É rica em fibras, vitamina C e minerais, caso do potássio e magnésio.

 

Alecrim
Além do típico aroma e sabor, a erva é rica em vitaminas, a exemplo da A, C, K, B1 e B2, e concentra compostos flavonóides.

Tomilho
Pode contribuir com o controle da pressão e tem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e neuroprotetoras.

alecrim
Embora muito potente fresco, o alecrim é mais suave quando seco

Orégano
Tipicamente presente nas massas e saladas, o orégano pode favorecer o sistema imune, sobretudo por apresentar vitamina A em abundância. A aromaterapia com orégano proporciona efeitos benéficos para respiração e secreções.

Está provado que não devemos subestimar os benefícios dessas ervas. São uma maneira fácil e acessível de agregar muita saúde às refeições.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?