Veja cinco dicas rápidas (e que funcionam) para curar a ressaca
Mês de dezembro é marcado por dezenas de festas e confraternizações. Veja como se recuperar caso você cometa excessos etílicos
atualizado
Compartilhar notícia
A noite de Réveillon ainda não chegou, mas os festejos já vieram com tudo e, como eles, o exagero na bebida alcoólica. Depois que a comemoração se vai, a conta logo chega com a temida ressaca. A cabeça pesa, o corpo fica mais lento e a única vontade é de acabar o dia e correr para debaixo dos lençóis.
Se é o seu caso, saiba, primeiramente, que a ressaca é uma reação aguda devido à exposição das células do corpo ao acetaldeído. A substância é tóxica ao organismo e está presente no álcool. Por isso, tenha responsabilidade ao ingerir qualquer bebida.
Quando tomamos vinho, drinks ou chope sem moderação e sem a ingestão correta de água, uma inflamação generalizada compromete o bem-estar. Desidratação, aumento do suco gástrico, alterações no sono, lentidão de raciocínio e diminuição do açúcar sanguíneo são alguns dos sintomas mais recorrentes.
Para se livrar desse mal rapidamente, há algumas estratégias que podem ser colocadas em prática, a fim de evitar que o quadro se agrave.
Veja quais são:
Alimente-se bem
Por mais difícil que possa ser para alguns, se nutrir é algo de grande importância para evitar que os sintomas se agravem. Alimentos antioxidantes podem contribuir ainda mais para isso, como frutas vermelhas, limão, vegetais em geral.
Reponha eletrólitos
Escolher opções como Gatorade ou água de coco pode ser até melhor do que a água, já que esses compostos possuem glicose associada aos eletrólitos, ajudando no quadro de hipoglicemia.
Beba café
O café pode ser um aliado natural, já que promove alívio ao inchaço dos vasos sanguíneos, podendo ajudar, até, na dor de cabeça.
Descanse
Com a lentidão do organismo, praticar atividades físicas ou se expor ao excesso de sol e ambientes estressantes compromete mais ainda o mal-estar. Descanse e respeite a recuperação corporal.
Evite dietas
Quando estamos de ressaca, ocorre um quadro de desnutrição como pano de fundo. A dieta tende a não ser muito eficiente nessas ocasiões. Busque se alimentar de forma equilibrada, repondo açúcar e calorias necessárias. Quando há fome, é comum também ter um desejo maior por alimentos calóricos, já que o próprio organismo cria a necessidade de repor seus substratos.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica