metropoles.com

Veja a melhor forma de consumir curcumina para turbinar sua saúde

Embora impacte o organismo de maneira substancial, a curcumina normalmente tem baixa biodisponibilidade, ou seja, é pouco absorvida no corpo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de curcuma açafrao da terra - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de curcuma açafrao da terra - Metrópoles - Foto: iStock

Considerada um superalimento, a curcumina é um composto bioativo presente na cúrcuma, temperinho de coloração amarela e um verdadeiro “super-herói” da saúde. Além de apresentar efeitos para lá de positivos no controle da inflamação, estresse oxidativo e neurodegeneração, ela também pode ser uma excelente aliada no tratamento do fígado gorduroso.

Embora impacte o organismo de maneira substancial, a curcumina normalmente tem baixa biodisponibilidade, ou seja, é pouco absorvida pelo corpo. Isso se deve à baixa absorção intestinal, além do metabolismo e eliminação sistêmicas rápidos. Para contornar esses problemas, existem diferentes formas de administração.

Um estudo publicado em 2014 avaliou quatro diferentes formulações com curcumina para verificar quais trariam resultados mais eficazes. As opções da substância foram curcumina padrão, fitossoma de curcumina, curcumina com óleos voláteis de rizoma do açafrão e curcumina com uma combinação de carreadores hidrofílicos, derivativos celulósicos e antioxidantes naturais.

Beneficios da curcuma
Cúrcuma. Um dos alimentos mais anti-inflamatórios que existem. Pode ser consumida como shot com gengibre ou na comida com pimenta, mas sempre cuidando para não aquecer demais, já que ela é termo sensível

Os voluntários dessa avaliação consumiram 376 mg de curcuminoides totais na forma de curcumina padrão, curcumina com óleos voláteis e curcumina com combinação de carreadores ou 1800 mg de curcumina padrão.

Ao final, a opção campeã, amparada por coletas sanguíneas, foi a curcumina com combinação de carreadores hidrofílicos, derivados celulósicos e antioxidantes naturais, considerada a alternativa com maior biodisponibilidade. Essa informação pode ser relevante para quem consome regularmente a substância e deseja desfrutar, o máximo possível, de seus benefícios.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?