metropoles.com

Três suplementos naturais e saudáveis que ajudam na queima de gordura

A cada dia, o mercado oferece um leque maior de opções de suplementos que prometem potencializar o emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
A Chederros/Getty Images
Foto colorida de uma mulher branca segurando uma taça de chá verde - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mulher branca segurando uma taça de chá verde - Metrópoles - Foto: A Chederros/Getty Images

A queima de gordura localizada é um objetivo para muitas pessoas, inclusive atletas de várias modalidades. Essa meta, porém, requer trabalho árduo. A alimentação e a atividade física precisam estar balanceadas para “chegar lá”.

O comando que precisamos dar para o organismo é que ele utilize os estoques de gordura como fonte de energia, eliminando-a de forma eficiente e contínua, tendo como resultado aumento da autoestima, da disposição e da qualidade de vida, além de mudança na composição corporal.

A cada dia, o mercado oferece um leque maior de opções de suplementos que prometem potencializar essa perda de gordura.

No entanto, será que eles são realmente necessários? E se forem, quais valem a pena investir? Para responder, devemos entender o mecanismo de ação de cada um deles e, antes de tudo, ter ciência que esses compostos se tornam efetivos apenas como complementação de uma rotina alinhada.

Alguns deles são:

Chá-verde
Extraído a partir da folha da Camellia Sinensis, esse chá promove muitos benefícios à saúde, sendo notáveis sua ação anti-inflamatória e antioxidante. A característica atrelada à queima de gordura se dá por conta das características termogênica e diurética.

Através da ação antioxidante das catequinas, é esperado também o controle dos níveis de glicose sanguínea (do açúcar no sangue, em grosso modo), pois níveis descontrolados de glicose circulante podem ocasionar acúmulo de gordura mais rapidamente.

Em geral, recomenda-se cerca de 500 mg, duas vezes ao dia.

Fibras
Estudos sobre vegetarianismo e veganismo constataram que os indivíduos adeptos desse estilo de dieta possuem Índice de Massa Corporal (IMC) menor em relação à indivíduos onívoros. Por se privarem de alimentos industrializados e tendo maior oferta de alimentos naturais, eles ingerem mais fibras, colaborando com o emagrecimento saudável.

Um bom consumo de fibras melhora os níveis de colesterol e glicemia sanguínea, aumenta a sensação de saciedade, e regula o funcionamento intestinal. A recomendação do consumo de fibra é de aproximadamente 30g por dia. Como opção de suplemento alimentar, temos os compostos com goma guar, fibra de aveia, FOS (frutooligossacarídeos), inulina e fibra de trigo.

Citrus Aurantium
Esse composto é comumente comercializado em farmácias de manipulação. A casca da laranja amarga, conhecida como Citrus, está presente neste suplemento. Ela atua estimulando o metabolismo a funcionar de forma mais “acelerada”. Alguns indivíduos relataram diminuição do apetite. Recomenda-se, em média, 500 mg, duas vezes ao dia.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?