Três motivos para o seu suplemento alimentar não fazer efeito
Problema pode não ser o produto que ajuda na suplementação, mas a forma como você o está consumindo
atualizado
Compartilhar notícia
Os suplementos, apesar de não serem base da dieta, podem complementar o planejamento nutricional. A ciência tem validado constantemente os benefícios de produtos como whey protein, creatina, cafeína e outras substâncias de fácil acesso em mercados e lojas de suplementos.
Porém, mesmo diante desse cenário, é possível encontrar relatos frustrados de pessoas que usaram esses produtos, mas não tiveram o resultado desejado.
Veja três possíveis motivos para a falta de impacto positivo no organismo:
Falta de adesão correta
Para que um nutriente ou substância como whey e creatina surtam efeito, a regularidade é regra básica. De nada adianta investir no produto por um mês se você não irá conseguir dar segmento. Logo, implemente a ingestão aos hábitos, tornando um ritual, como escovar os dentes e tomar banho.
Dose incorreta
Outro fator que deve ser considerado é se as dosagens dos seus suplementos estão ajustadas de acordo com a sua necessidade. Lembrando que não existe uma medida padrão. Isso depende da realidade e da alimentação de cada um. Certifique-se que a quantidade está de acordo com a sua real carência.
Desajuste alimentar
Ainda que você não peque na ingestão do seu suplemento, investir neles quando você não cumpre os critérios básicos de uma rotina saudável não adiantará nada. Suplementos funcionam como um detalhe, a fim de potencializar os resultados da alimentação. Porém, se você pecar em atitudes básicas, a exemplo da ingestão de água, uma boa noite de sono e uma alimentação adequada, o resultado não será satisfatório.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica