Tomar suplementos com colágeno realmente deixa a pele mais firme?
Nutricionista responde se esse tipo de medida para aumentar a presença da proteína no corpo é efetiva
atualizado
Compartilhar notícia
No mercado de beleza e bem-estar, poucos compostos são tão famosos quanto o colágeno. A substância está presente em uma série de produtos, que vão de xampus a cremes noturnos. Uma das formas de ingeri-la e que promete deixar a pele mais firme é por meio de cápsulas, pós e injeções. Mas, será que elas realmente funcionam?
Segundo a nutricionista britânica Grace Barnes, a resposta é sim. Porém, com ressalvas.
Esse tipo de suplemento de fato ajuda a melhorar a produção de colágeno. No entanto, uma vez que a substância é absorvida no sistema digestivo, não dá para garantir em qual área do corpo ela agirá (mesmo que seja via aplicações).
“Há estudos que mostram que quem toma suplementos de colágeno por um período de tempo melhora a elasticidade da pele. No entanto, assim como outros os alimentos, eles se degradam no intestino. Portanto, não há garantia de se ou onde ele estará envolvido na criação de colágeno. O corpo é complexo demais para isso”, assegurou, em entrevista à revista Glamour britânica.
Caso você queira usar mesmo assim, ela sugere aqueles que tenham outros nutrientes para além dessa proteína, como ácido hialurônico, vitamina D e zinco.
E se a ideia é transformar seu corpo em uma máquina de produzir colágeno de maneira natural, invista em refeições com clara de ovo, carne e queijo. Se for vegano, o repolho é uma boa pedida, de acordo com Grace.