Tentando emagrecer sem sucesso? Descubra uma forma fácil de alcançá-lo
Essa regra conta com algumas limitações, mas funciona na maior parte dos casos
atualizado
Compartilhar notícia
Para alcançar o objetivo de emagrecimento é necessário aplicar a matemática. De nada adianta equilibrar os macronutrientes como carboidrato, proteína e gordura se não houver restrição calórica. Para quem anda tentando de tudo e ainda sim não obteve resultados, pode existir uma forma mais fácil do que você pensa.
Em diferentes estudos, foi calculado que 0,5 g de gordura corporal humana tem um valor de 3.850 calorias.
Esse número pode parecer banal, mas de fato ele pode ter uma bela utilidade para nós. Supondo que você deseja perder essa quantidade de gordura corporal em uma semana, então, para isso, você teria de criar um déficit calórico igual a esse valor, o que seria equivalente a alcançar um déficit de 550 kcal por 7 dias.
Para exemplificar, se você “gastar” 2.550 kcal por dia, sua ingestão calórica deve ser 2.000 kcal para atingir aquele déficit calórico de 550 kcal.
Essa regra conta com algumas limitações, já que é necessário avaliar que a quantidade de gordura perdida irá variar dependendo de alguns fatores como:
1. Composição corporal atual
Quanto maior o porcentual de gordura inicial, mais provável que a maior parte do peso perdido seja de tecido adiposo.
2. Treinamento
Pessoas têm gastos energéticos diferentes, quando há maior estímulo de treinamento, é possível chegar a maiores reduções no tecido adiposo e uma melhora na composição corporal.
3. Consumo de proteínas
Níveis ideais de proteína (1.6 g a 2.2 g de proteína por kg de peso/dia) combinados com treinamento de força têm evidências de causar maior perda de gordura em comparação com baixa ingestão de proteínas.
4. Adaptação metabólica
Em metas de longo prazo, conforme você perde peso, suas calorias de manutenção serão menores e, portanto, você terá que modificar a injestão para manter o déficit calórico original. Outro ponto no ganho de massa muscular, se você vêm ganhando músculo em um processo de emagrecimento, seu metabolismo tende a acelerar e, logo, sua ingestão calórica diária pode ser cada vez maior, ainda mantendo um bom déficit calórico.
5. Genética do indivíduo
A mesma dieta para indivíduos bem parecidos – do ponto de vista de composição corporal e gasto calórico diário – trarão resultados diferentes em diversos fatores, externos e internos.
Aqui foram elencados algumas considerações básicas que todo nutricionista faz ao elaborar uma dieta com objetivo de perda de gordura, não esqueça de buscar orientações e ajuda profissional para melhorar a aplicação.