Tapioca, pão, bolo… O que comer antes e depois do treino?
O momento é ideal para encaixar, na prescrição dietética, opções mais saborosas e até mesmo ricas em carboidratos
atualizado
Compartilhar notícia
Para determinar o melhor tipo de pré-treino, o ideal é contar com a orientação de um profissional, considerando informações como tipo de exercício, intensidade, frequência, entre outras questões.
De maneira geral, esse momento é aquele no qual o nutricionista pode encaixar, na prescrição dietética, opções mais saborosas e, até mesmo, ricas em carboidratos. A explicação é simples: durante a atividade física, principalmente com foco em hipertrofia, o organismo irá recrutar uma quantidade maior de energia.
Para evitar desconfortos gastrointestinais na hora do treino, recomenda-se planejamento e antecedência. Escolha, por exemplo, alimentos sólidos até duas horas antes do treino e alimentos líquidos no máximo uma hora antes.
Evite comidas ricas em fibras ou em gorduras. As primeiras, para não haver desconfortos absortivos. Já as gorduras podem ser inseridas em outra ocasião, por ter uma digestão mais lenta, não sendo, então, a melhor fonte de energia no treinamento.
Algumas opções, como tapioca, suco de laranja, pão e até um bolo simples, podem, surpreendentemente, apresentar vantagens por ter digestão mais facilitada e disponibilizarem energia de forma rápida, o que vai facilitar bastante o rendimento na atividade física.
Para os amantes de doces, aproveite para consumir sem culpa, já que, em seguida, ele será muito proveitoso para o organismo cumprir a execução e, ainda, fazer síntese muscular.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica