Suplemento para emagrecer? Especialista explica se vale a pena
Quando se trata de suplemento fitness, o mercado tem diversas opções. Porém, é preciso ver a efetividade para cada indivíduo
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se trata de suplemento fitness, o mercado tem diversas opções. Apesar de alguns serem realmente vantajosos e apresentarem benefícios para melhorias na performance, é preciso atenção: essas substâncias nem sempre funcionam igualmente para todos.
Suplementos como a creatina, por exemplo, são amplamente pesquisados, seguros para maioria e têm benefícios comprovados por estudos científicos – principalmente, no que diz respeito ao desempenho na academia.
Apesar dos benefícios, esses produtos costumam ter um custo alto e podem não ser indicado para todos, disse Brett Singer, nutricionista esportivo do Memorial Hermann IRONMAN Sports Medicine Institute, ao Insider.
Para potencializar os ganhos, é necessário considerar o objetivo em questão e a sua rotina, antes de sair adicionando suplementos. Comprar substâncias sem orientação pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.
Custo/benefício
Entender os objetivos que você pretende alcançar ajuda a identificar como os suplementos podem ajudar ou mesmo se vale realmente a pena usufruir de determinada substância.
Para exemplificar, se o seu objetivo for perda de peso, existem poucas evidências de que os suplementos possam queimar gordura de forma direta. No entanto, suplementos específicos podem ajudá-lo a iniciar ou manter uma rotina de academia para apoiar a perda de peso segura.
Alguns suplementos, como cafeína e creatina, são versáteis e podem ajudar a melhorar tanto o desempenho quanto a composição corporal, de acordo com estudos. Outras substâncias, como nitrato, podem ser úteis para atletas de resistência, enquanto o bicarbonato de sódio traz mais benéfico para treinos de alta intensidade.
Um ponto que é necessário ter cautela é que nem todos os suplementos são benéficos para os atletas, já que essas substâncias não compensam maus hábitos. É necessário, primeiramente, corrigir a rotina, para que, então, os suplementos possam oferecer vantagens. Independentemente da rotina geral, a melhor maneira de aproveitar ao máximo essas substâncias é estabelecer hábitos como boa alimentação e sono.
Alguns hábitos como dormir menos de sete horas, malhar demais e comer pouco são erros muito comuns quando se trata de ganho de massa magra. Enquanto isso, as melhoras em adicionar suplementos serão menos perceptíveis do que corrigir problemas com a rotina.
Após escolher o suplemento correto para você, é necessário se atentar as doses e seguir as recomendações de ingestão. É preciso, também, verificar os rótulos dos produtos já que muitos suplementos contêm as mesmas substâncias, como creatina, cafeína e beta alanina. Exceder a dose recomendada por meio de um ou vários produtos, pode sair pela culatra, confirmam pesquisas, aumentando riscos de efeitos colaterais como distúrbios digestivos. Outro ponto importante: a interação com outras medicações.
Programe seus suplementos para o horário correto, a cafeína, por exemplo, melhora o desempenho se tomada antes do treino. Para outros suplementos, como a creatina, a hora pouco importa, mas a constância é necessária para desfrutar das vantagens da substância. Tomar regularmente maximiza os benefícios dela.