Site revela calorias escondidas em bebidas alcoólicas. Veja como reduzir
Os componentes calóricos de algumas bebidas são os mesmos de alimentos conhecidos pelo alto teor de caloria, como batata frita e chocolate
atualizado
Compartilhar notícia
Os quilos extras que surgiram após o início da quarentena causada pelo novo coronavírus pode ter outras causas além da mudança de rotina. Uma delas é o aumento no consumo de bebidas alcoólicas, que escondem muito mais calorias do que se imagina, segundo o portal de notícias britânico Daily Mail. Beber duas ou mais taças, em alguns casos, é o equivalente a comer um hambúrguer ou pedaços de chocolate ao leite.
Embora consumir bebidas moderadamente não seja totalmente prejudicial à saúde, fazer desse consumo um hábito impacta em cheio as medidas e a boa forma. Isso ocorre porque as bebidas em geral, como vinho, cerveja, cidra e outros, são feitos de amido e açúcar naturais, com cerca de sete calorias por grama. Assim, o consumo regular aumenta essa quantidade, sem colocar na conta bebidas não alcoólicas, como refrigerantes e sucos industrializados.
O site Daily Mail avaliou quantas calorias há na sua bebida favorita e o quanto de exercício é preciso fazer para perder o equivalente a um copo.
Confira:
Vinhos
As calorias dessa bebida variam de acordo com o tipo e com o teor de álcool. Outro ponto importante é que os vinhos secos têm menos calorias do que doces, porque há menos açúcar nas uvas.
O vinho tinto, por exemplo, é mais calórico do que o branco, por conta do teor alcoólico. Em um copo de 250ml de Malbec argentino há 192 calorias, o equivalente a uma lata de Pringles de Cebola. Para perder essas calorias, é preciso caminhar em torno de 58 minutos a pé ou realizar 32 minutos de natação.
Por outro lado, um copo de 250ml de vinho branco significa o consumo de 180 calorias, o mesmo que dois pedaços de bolo simples. Para perder essas calorias, é preciso caminhar 27 minutos ou fazer 30 minutos de bíceps com um pequeno peso em cada mão. Por fim, o vinho rosé oferece cerca de 172 calorias em um copo de 250ml, equivalente a cinco potes e meio de mousse de chocolate. Para queimar, 51 minutos de caminhada resolvem.
Champanhe
Consumir um copo de 125ml de champanhe é o mesmo que ingerir 89 calorias, ou dois pedaços de chocolate ao leite. Para dar adeus ao “peso” adquirido, é preciso caminhar a pé por 26 minutos ou lutar boxe por nove minutos. Champanhes com os termos “dose pas” ou “dose zero na embalagem indicam que possuem ainda menos calorias, devido ao baixo (ou nenhum) índice de açúcar.
Cervejas
Favorita nos bares, uma caneca de cerveja costuma ter em torno de 227 calorias, o mesmo que um Subway de 15cm. Uma das maneiras de queimar essas calorias é caminhar por uma hora ou pular corda por 18 minutos. Para evitar a temida “barriguinha de breja”, procure por opções de baixa caloria, como os rótulos light.
Gim & tônico
Tomar 25ml de gim com 150ml de tônico significa ingerir cerca de 84 calorias, ou três pedaços de chocolate ao leite. Para queimar essas calorias, basta caminhar por 25 minutos. A solução para reduzir o teor calórico está na escolha dos tônicos, pois as calorias do gim não costumam variar.
Drinques
As misturas de bebidas e outros ingredientes proporcionam sabores e cores variadas, além de serem saborosas. No entanto, não estão salvas das calorias. No Piña Colada, por exemplo, há, pelo menos, 314 calorias, o mesmo que oito anéis de cebola do Burger King. Para perder, é necessário uma hora de caminhada ou uma aula de yoga de 90 minutos.
O coquetel de café é um dos mais calóricos, com 556 calorias por copo de 250ml. É o mesmo que comer dois sanduíches do KFC com filé de frango, alface, queijo e molho especial. Para “zerar a conta”, são necessárias três horas e 17 minutos de caminhada.
O Cosmopolitan e o Mojito são opções para quem deseja reduzir o consumo calórico, com 150 e 158 calorias, respectivamente. Ambos equivalem a metade de uma porção de batatas fritas do McDonald’s. A queima ocorre com caminhada de 47 minutos ou 23 minutos de bicicleta a cerca de 16km/h.