Shots detox, como os de Gabriela Pugliesi, previnem da Covid-19?
Influenciadora é uma das adeptas desse tipo de proposta. Entenda se eles são eficazes
atualizado
Compartilhar notícia
Acordar cedo e tomar um shot com suco de limão, glutamina, própolis, gengibre e cúrcuma pode soar estranho a algumas pessoas, mas é algo normal na rotina de influenciadoras fitness, como Gabriela Pugliesi, uma das brasileiras diagnosticadas com o novo coronavírus.
Mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a baiana radicada em São Paulo continuou usufruindo da mistura com função supostamente detox, que ela toma para purificar o organismo e melhorar a imunidade.
Nas redes sociais, há diversos perfis que fazem o mesmo, e defendem a combinação como uma forma de prevenção à enfermidade que causou um colapso mundial.
Entre os profissionais da área, porém, a eficácia desse tipo de proposta não é uma unanimidade.
“Existem vários nutrientes e compostos bioativos de nutrientes (CBA) que possuem capacidade de influenciar beneficamente no sistema imunológico. Mas, o fato deles influenciarem não quer dizer que melhoram se utilizados em formato de suplementação ou ‘shots’. O que temos descrito na literatura é que a ausência desses nutrientes ou CBA impedem o bom funcionamento do sistema imune, apenas isso”, elucida a nutricionista Priscilla Ceci Lages.
Segundo ela, quem mantém uma dieta saudável, preferindo alimentos in natura e evitando os processados, não precisa de shots para imunidade.
“Picaretagem”
A especialista classifica como “picaretagem” qualquer proposta desse tipo.
“Certamente essas pessoas já possuem seu sistema imunológico funcionando perfeitamente. Uma boa alimentação aliada à boa qualidade do sono e exercícios físicos é a única e melhor maneira de manter o organismo funcionando em sua melhor forma”, explica a professora de nutrição do Centro Universitário IESB.
O conselho, então, para manter o sistema imunológico funcionando adequadamente é simples: aliar uma dieta equilibrada a práticas de atividades e, também, ser cuidadoso com as noites de sono.