Seis dicas infalíveis para emagrecer de vez e não voltar a engordar
Um dado mostrou que apenas 5% a 10% das pessoas que perderam peso conseguiram manter a nova forma
atualizado
Compartilhar notícia
Perder peso não é fácil, mas é igualmente difícil manter os quilos eliminados. São a constância e prevalência de hábitos saudáveis que determinarão se essa perda foi transitória ou se você realmente emagreceu.
Recentemente, um dado mostrou que apenas 5% a 10% das pessoas que “secaram” conseguiram manter o novo shape. Em alguns casos, alguns indivíduos não apenas retornaram ao peso de antes como ganharam mais alguns quilinhos, o famoso efeito platô.
Um estudo publicado na revista Nature constatou os comportamentos adotados por indivíduos que tiveram êxito e mantiveram a perda de peso em dia.
Confira quais são:
Melhora do perfil inflamatório
Pessoas que mantêm uma dieta com menor potencial anti-inflamatório têm menos chance de recuperar o peso ao longo do tempo. Os alimentos de baixa qualidade nutricional, como industrializados ou ricos em açúcares, têm o potencial de aumentar as citocinas inflamatórias nas células. Por isso, invista em nutrientes e alimentos com ômega 3, ricos em polifenóis.
Melhora da sensibilidade à insulina
As pessoas que alcançam uma melhora na sensibilidade à insulina durante o emagrecimento são aquelas que mantêm melhor o peso perdido. Para chegar lá, não economize no consumo de alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios, atividade física e, por fim, na restrição calórica. Esses fatores, em conjunto, otimizam a sensibilidade à insulina.
Manutenção do estímulo da queima de gordura
Não diminua a frequência da atividade física e mantenha a estratégia alimentar que levou ao emagrecimento.
Saúde emocional
Melhore a sua relação com a comida, principalmente identificando a fome emocional da fome real, controlando, ainda, os vícios alimentares.
Satisfação com o peso perdido
Valorize as pequenas perdas e tenha paciência com o processo. Indivíduos insatisfeitos tendem a se frustrar e, em consequência, acabam engordando.
Prática de musculação, visando ganho de massa magra
Em um emagrecimento saudável, é importante que a composição muscular seja preservada. Quanto maior o peso magro, mais acelerado o metabolismo se torna, fazendo com que você gaste mais calorias em repouso e para se manter.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica