Saúde emocional é decisiva no processo de emagrecimento
A obesidade precisa ser tratada como uma questão, também, de saúde mental
atualizado
Compartilhar notícia
O sobrepeso está entre os problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. A principal causa da obesidade é a incapacidade de controlar a alimentação excessiva. Atualmente, ela precisa ser tratada como um transtorno alimentar, ou seja, deve ser abordada como uma questão de saúde mental.
Vale lembrar que, desde o início da pandemia de coronavírus, os números acerca do sobrepeso são cada vez mais alarmantes.
Uma pesquisa realizada em 30 países pela Diet & Health Covid-19, publicada pela Ipsos, revelou que os brasileiros são os que mais acreditam ter engordado na pandemia – 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média de aumento de peso no período é de 6,5 kg, e muito disso pode ser associado ao aumento da ansiedade.
Um estudo publicado na revista científica Nutrients teve como objetivo avaliar o impacto da psicoterapia de apoio na redução do peso corporal em mulheres jovens com sobrepeso e obesas que tentaram terapia de emagrecimento e, adicionalmente, a possibilidade de manter o efeito da perda de peso em longo prazo.
Os resultados do estudo demonstraram que, dentre os grupos que seguiam ajuda de um plano alimentar selecionado individualmente, as mulheres que obtiveram maior resultados foram aquelas que seguiam com ajuda da terapia.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/