Saiba quando a obsessão pela alimentação saudável vira doença
Pouco falado ou conhecido, esse comportamento tem nome: ortorexia
atualizado
Compartilhar notícia
A busca por uma vida longa e saudável tem se tornado um objetivo de grande parte da população, porém, quando vira uma obsessão, pode trazer prejuízos.
Pouco falado ou conhecido, esse comportamento tem nome: ortorexia. Trata-se de uma desordem alimentar caracterizada pela obsessão em comer apenas o que “faz bem”.
Progressivamente, a alimentação fica muito restritiva, já que o indivíduo rejeita alimentos industrializados ou de qualidade nutricional inferior.
Existem casos, inclusive, de pessoas que só comem se a receita for feita em um tipo específico de panela. Há, ainda, quem deixe de frequentar ambientes sociais, como jantares e lazer com a família, para continuar “saudável”. Outros hábitos comuns são exclusão total de itens contendo corantes, conservantes, gorduras e açúcares.
Quando isso não acontece, a reação de quem é acometido por esse mal são sentimentos de culpa e ansiedade. Não é raro que ocorra perda de peso e deficiências nutricionais.
Quem faz isso pensa estar cuidando do corpo, mas acaba deixando de lado a saúde emocional. Para o correto diagnóstico, é necessário que a pessoa procure ajuda com um médico ou nutricionista a fim de uma avaliação detalhada dos hábitos alimentares, seguido por um tratamento com psicólogo para identificar se há um fator desencadeante.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica