Saiba qual o melhor tipo de aveia para quem quer emagrecer
A aveia atua na prevenção de doenças por ser rica em antioxidantes. E mais: ainda dá aquela força no emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Cereal acessível, versátil e para lá de saudável, a aveia está no time dos superalimentos. Rica em beta-glucana (fibra que colabora com o controle do colesterol, saciedade e fortalecimento do sistema imunológico), ela em nada deixa a desejar a outros ingredientes.
A aveia atua na prevenção de doenças por ser rica em antioxidantes, e também na diminuição dos triglicerídeos. E mais: ainda dá aquela força no emagrecimento.
Embora esteja presente em muitos cardápios dietéticos, fica a dúvida de qual o tipo ideal do alimento para quem quer potencializar a perda de peso.
As versões encontradas nas gôndolas dos mercados são em farinha, flocos ou farelo. A farinha é a mais calórica, normalmente utilizada na produção de bolos e pães. Como é triturada, perde boa quantidade das fibras presentes na casca, concentrando maior quantidade de carboidratos e proteínas.
A alternativa em flocos é a prensagem do grão inteiro, resultando em seu formato característico. Já o farelo de aveia, feito pela parte externa do grão, concentra maior quantidade de fibras. Com menos calorias, surge como a opção certeira para quem quer “eliminar uns quilinhos”.
Um detalhe importante: ao ingerir aveia, mantenha uma boa hidratação para potencializar os benefícios das fibras.
Lembrando que, de forma isolada, nenhum alimento tem potencial de emagrecer ou engordar. Para desfrutar dos benefícios desse item, alinhe-o ao contexto geral da sua dieta.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica