Saiba como o hambúrguer pode ajudar a acabar com sua ressaca
Uma pesquisadora constatou que ingerir hambúrguer com bacon pode colaborar positivamente no controle da ressaca
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem se dispôs a curtir o Réveillon “sem limites” ou moderação, um fato inevitável costuma acontecer no dia seguinte: a famosa ressaca.
Esse mal-estar surge como uma resposta do organismo à intoxicação gerada pelo metabólito do álcool, conhecido como acetaldeído.
É comum que surjam sintomas como dores de cabeça, desidratação, moleza e aversão a alguns alimentos. Pensando nisso, separamos a dica de como um quitute, em específico, tem benefício comprovado pela ciência para acabar com esse incômodo: o hambúrguer.
Já não é novidade que nosso paladar fica para lá de exigente no dia seguinte à bebedeira, requisitando comidas de alta densidade calórica, inclusive aquelas ricas em açúcares e “fritura”.
Essa requisição ocorre quase como uma resposta instintiva do organismo, que passou por um processo de desnutrição, necessitando repor a energia celular.
Para a surpresa de muitos, a pesquisadora inglesa Elin Roberts, da Universidade de Newcastle, do Reino Unido, constatou que ingerir um hambúrguer com bacon pode colaborar positivamente no controle da ressaca.
Isso porque, além de saboroso, o bacon é rico em aminoácidos e gorduras, colaborando na ingestão energética e dando um “chega para lá” nos efeitos do excesso de álcool.
Segundo a pesquisadora, o derivado de carne suína também contém vitamina B3, somando benefícios à memória e à imunidade.
Antes, porém, fica um lembrete: não exagere, já que a carne, sobretudo a vermelha, é fonte de gordura saturada, e faz mal se ingerida em excesso.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica