Saiba como manter o foco e ganhar massa magra no inverno
Entenda como o frio pode ser um aliado na perda de peso, mesmo com uma alimentação mais “pesada”
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem faz dieta e possui uma alimentação regrada, é difícil manter o controle no inverno. Nessa época do ano, a vontade é de ficar em casa, debaixo das cobertas e tomar caldo, canjiquinha e tudo que possa deixar o corpo mais quentinho… mas também fora do peso. Aquela sensação de querer se alimentar mais se junta ao desânimo de praticar exercícios e aí parece que tudo desandou. Mas saiba como manter o ganho de massa magra mesmo nesta época.
Não só uma sensação, a vontade de comer no inverno realmente aumenta. Isso acontece porque o corpo passa a consumir mais calorias para se manter aquecido e para repô-las, consequentemente, a quantidade de refeições durante o dia aumenta. Para a nutricionista Priscila Rodrigues, é possível aproveitar as delícias que o clima proporciona e manter o ganho de massa.
“Dá para inserir esses alimentos dentro de um padrão de alimentação saudável, basta a gente se ater a comer esses alimentos. Por exemplo, quando for comer caldos, optar por pelos mais leves porque, na verdade, a base do caldo sempre é um carboidrato, uma mandioca ou batata. Outra dica é sempre agregar uma proteína, como frango desfiado, carne moída ou peixe para quem gosta. Dessa forma, ele ainda serve como pós-treino, já que se torna em uma refeição proteica”, explica.
E nada de embutidos no caldo, hein?! Alimentos como linguiça, calabresa e presunto devem passar longe se você está em busca de um caldo saudável e que possa auxiliar no seu ganho de massa. Priscila ainda dá dicas de mais alimentos que podem servir de pós-treino e para quem não abre mão de um docinho.
“Por exemplo, ao invés de comer um fondue, você pode pegar Whey Protein e fazer ele com bem pouquinha água ou leite quente. Ele vai virar um caldinho grosso e dá para comer com fruta. Ou fazer uma panqueca, que dá para comer quente com aveia ou fruta e ainda dá para aproveitar o caldinho da proteína”, indica a nutricionista.
O treino tá em dia?
Quando as temperaturas caem, muitas pessoas deixam de sair para treinar ou praticar o esporte que tem costume de fazer, seja andar de bicicleta, correr ou ir a academia. “A gente nota que a academia fica um pouco mais vazia, principalmente em horários mais cedo, como 6h e 7h da manhã, onde faz mais frio. As pessoas acabam sendo presas pela coberta, pela cama quentinha e isso dificulta bastante a malhação”, conta o personal trainner Diogo Tavares.
Mas esse é um grande erro, o frio pode ser um grande aliado para quem está em busca de perder medidas. Com o aumento da Taxa Metabólica Basal (TMB) e a maior queima de calorias, é o momento ideal para definir o corpo.
Mas é possível seguir no foco e continuar treinando. Hoje em dia, é possível encontrar roupas que mantêm o corpo aquecido durante a prática de exercícios. Além disso, se você se exercita ao ar livre, use e abuse das luvas, meias e blusas que protejam o pescoço do frio. “Antes de qualquer atividade física, a dica é fazer um bom aquecimento, que é importante pois prepara nosso corpo para a atividade física. Além de não sofrer tanto com o frio e ainda ajuda a diminuir os riscos de lesões”, indica o personal.
Priscila também recomenda que uma boa alimentação pré-treino pode fazer a diferença na animação antes de se exercitar. “É bom investir banana grelhada, sanduíche de pão com ovo e muita hidratação”, explica.
Mas para quem se rende e deixa de sair para treinar, é possível contornar encontrar ânimo e espantar o frio em casa. A dica de Tavares é fazer exercícios mais dinâmicos, como polichinelos, agachamento livre, prancha, flexão de braço, tríceps no banco, abdominal bicicleta e subida na cadeira. O personal indica uma sequência de 30 segundos de cada exercício com 3 séries.
Como potencializar o ganho de massa magra
Para alcançar o ganho de massa muscular dos sonhos, Priscila ainda deu mais algumas dicas. Além da alimentação saudável e se exercitar diariamente, o uso de uma suplementação pode te auxiliar.”Para o ganho de massa magra, temos dois suplementos principais, com base científica e respaldo de que realmente têm efeito. Um deles é o Whey Protein que deve ser tomado de acordo com sua necessidade e pode ser encontrado no mercado com diversos valores e sabores”, ressalta.
O outro, pouco conhecido e utilizado, é a creatina que, além de ser encontrada em um preço mais acessível, mostra grande eficiência para quem busca o shape perfeito. Mas a nutricionista explica que “seu uso deve ser diário e indicado por um nutricionista, pois o uso varia de três a cinco gramas, de acordo com seu peso corporal”.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia