A mesma técnica serve para os pães. Para isso, Lambert indica congelar as fatias e, em seguida, torrá-las.
Comer carboidratos “requentados” pode ajudar a emagrecer. Saiba como
Requentar o macarrão ou as batatas que sobraram de uma refeição pode garantir, além de praticidade, alguns quilinhos a menos. Saiba como
atualizado
Compartilhar notícia
Nada mais comum que cozinhar além da proporção e sobrar um pouquinho do macarrão ou da batata cozida, certo? Além de facilitar para a próxima refeição, a nutricionista Rhiannon Lambert explica que reaproveitar alimentos compostos por carboidratos pode potencializar a perda de peso.
“Quando ingerimos carboidratos, eles são decompostos no intestino e absorvidos como açúcar, processo que aumenta os níveis de glicose no sangue. No entanto, quando carboidratos cozidos, como macarrão, batata e arroz, são resfriados, um tipo de fibra chamado amido resistente aumenta na comida”, disse a especialista ao site Insider.
“O amido resistente é aquele que ‘resiste’ à digestão. Não é digerido no intestino delgado e depois fermenta. Ele é bom porque não se converte rapidamente em açúcar”, afirmou.
Um estudo publicado em 2014, de autoria da médica Denise Robertson da Universidade de Surrey e Van Tulleken, descobriu que comer macarrão cozido, resfriado e reaquecido causou um menor aumento de açúcar no sangue, em comparação com macarrão recém-cozido ou cozido e depois consumido resfriado.
Além do macarrão, uma pesquisa realizada em 2015 comprovou o mesmo efeito com o arroz branco. Entre esses benefícios, um outro estudo afirmou que comer amido mais resistente também pode aumentar a sensação de plenitude e saciedade, fator que pode influenciar na redução de medidas.