metropoles.com

Saiba como a saúde intestinal impacta na depressão e na ansiedade

No estudo, foi constatado que elevados níveis de estresse são capazes de alterar a composição das bactérias presentes no intestino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
intestino dor de barriga
1 de 1 intestino dor de barriga - Foto: iStock

Um estudo publicado na revista Nature trouxe revelações surpreendentes sobre como a saúde intestinal pode impactar no funcionamento cerebral.

O intestino é responsável pela absorção dos nutrientes da dieta. A microbiota intestinal, por sua vez, regula a produção de substâncias neuroquímicas, como serotonina e dopamina, que o cérebro utiliza em processos como memória, humor e a aprendizagem.

No estudo, foi constatado que elevados níveis de estresse alteram a composição das bactérias presentes no intestino. Com essa microbiota alterada, há uma maior propensão ao desencadeamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Para chegar a essa conclusão, foram analisadas amostras sanguíneas de pessoas com depressão. Cerca de 35% delas apresentavam resquícios de bactérias pertencentes à microbiota do intestino, sugerindo uma alta permeabilidade, ou seja, uma fuga dessas bactérias do sistema digestivo.

Uma hipótese para isso seria que o organismo, ao identificar bactérias fora do seu local de origem, desencadeia respostas autoimunes e inflamações, afetando humor, disposição física e episódios de depressão.

Apesar dos estudos serem novos, constatou-se a importância de manter uma nutrição adequada, com alimentos anti-inflamatórios para preservar a saúde intestinal.

Ingerir ingredientes ricos em zinco, vitamina D, selênio, magnésio, ferro e ômega 3 se faz primordial. Preze, ainda, pelos antioxidantes. Eles colaboram com a saúde. Além da alimentação, cuidado com o excesso de medicamentos antibióticos. Isso porque eles afetam as bactérias benéficas do corpo.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?