Retrospectiva alimentar: descubra o maior erro das dietas em 2021
Descubra o motivo para as dietas serem tão difíceis para algumas pessoas, em detrimento de outras
atualizado
Compartilhar notícia
Entra ano e sai ano, e os planos de se dedicar mais na dieta sempre aparece na lista de desejos. Poucos, porém, encerram o ano acreditando terem dado o seu melhor nos hábitos saudáveis.
Mudar de forma permanente, em geral, é o que impede o avanço de quem faz algum protocolo alimentar. Muitos até começam motivados, no entanto, “perdem” força ao longo da jornada. Se isso está acontecendo com você, por vezes o erro não é a estratégia adotada, mas a parte comportamental.
É comum ver pessoas adotando estratégias engessadas, como receitas mágicas e que, justamente por isso, não são sustentáveis. Isso porque é preciso buscar estratégias individualizadas. A maneira como enxergamos os nossos hábitos é decisiva para que eles se perpetuem. Encontre um modelo que seja confortável para você.
Analisar a rotina e conciliar o que é alcançável e viável no sono, na atividade física e na alimentação é a base da criação de metas alcançáveis. Lembrando que estar magro ou forte é diferente de ser magro ou ser forte.
Para você virar, de fato, uma pessoa emagrecida, vá além do “projeto verão” e pare de se inspirar em estruturas físicas passageiras. Adequar as expectativas dentro do que você almeja e o que está disposto a manter será uma ponte para a ação e, de quebra, ainda evitará frustrações.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica